FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuczkiewicz, Dulciane Alvespt_BR
dc.creator.IDCPF:466812132por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562929065627400por
dc.contributor.advisor1Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:14773512806por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.contributor.referee1Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:00378962884por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.referee2Peters, Marcos Reinaldo Severinopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:02312039850por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2958522536547146por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:32Z-
dc.date.available2015-05-07pt_BR
dc.date.issued2015-03-18pt_BR
dc.identifier.citationLUCZKIEWICZ, Dulciane Alves. Desenvolvimento moral e valores culturais dos estudantes de graduação em ciências contábeis no Brasil. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/544-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar, considerando-se as diversidades culturais do Brasil, se há diferença estatisticamente significativa em relação ao nível de desenvolvimento moral dos estudantes de graduação de Ciências Contábeis de diferentes Instituições de Ensino Superior. Para tanto, utilizou-se como base a Teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg, que postula em sua teoria três níveis de desenvolvimento moral: o pré-convencional (estágios 1 e 2), o convencional (estágios 3 e 4) e o pós-convencional (estágios 5 e 6), e a Teoria da Cultura de Hofstede, que está definida nas seguintes dimensões: distância do poder, coletivismo versus individualismo, feminilidade versus masculinidade, controle da incerteza e orientação de longo prazo versus curto prazo. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva, teste ANOVA, teste de igualdade de proporções, correlação de Pearson, intervalo de confiança para média e p-valor. As variáveis relacionadas com o Desenvolvimento Moral, idade, gênero, religião e experiência profissional, não tiveram diferenças estatisticamente significativas nas regiões pesquisadas, diferentemente da variável educação, que comprovou ser uma variável forte e consistente quando comparada com o desenvolvimento moral. Buscou-se ainda verificar se as dimensões culturais de Hofstede tinham ou não significância entre as regiões pesquisadas. Constatou-se diferença nas dimensões distância do poder, individualismo e orientação a longo prazo. Nota-se ainda que o índice p do desenvolvimento moral possui relação estatisticamente significante entre as regiões. Outro achado importante nesta pesquisa foi que não há relação estatisticamente significativa entre o índice p do desenvolvimento moral com os valores culturais entre os estudantes das regiões pesquisadas.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze, considering the brazilian cultural diversity, if there is a statistically meaningful difference in the level of moral development of Accounting students from different universities. The study was based on Kohlberg's moral development Theory, which presents three stages of moral development: pre-conventional (stages 1 and 2), conventional (stages 3 and 4) and post-conventional (stages 5 and 6), and on Hofstede's Culture Theory, which presents the following dimensions: power distance, collectivism versus individualism, femininity versus masculinity, uncertainty avoidance and long-term orientation versus short term orientation. The results were obtained through a descriptive analysis, ANOVA test, equality of proportion test, Pearson's correlation, confidence interval for average and p-value. The variables related to moral development, age, gender, religion and professional experience did not present statistically meaningful difference in the regions surveyed, what did not occur with the variable education, which proved to be a strong and consistent variable when compared to moral development. This study also aimed to verify if Hofstede's cultural dimensions presented significance between the studied regions. Difference was found in the following dimensions: power distance, individualism and long-term orientation. It is also possible to observe that the p index of moral development presents a statistically meaningful relation with the regions. Another important find in this study is that there is no statistically meaningful relation between the p index of moral development and the cultural values among the students that participated in this research in the regions surveyed.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKohlberg, Lawrence - Moral developmenteng
dc.subjectHofstede, Geert H - Cultural pluralismoeng
dc.subjectCollege students - Accounting - Brazileng
dc.subjectAnalysis of varianceeng
dc.subjectCollege students - Moral developmenteng
dc.subjectBrazil - Cultural pluralismo - College studentseng
dc.subjectEstudantes universitários Contabilidade Brasilpor
dc.subjectKohlberg, Lawrence Desenvolvimento moralpor
dc.subjectBrasil Pluralismo cultural Estudantes universitáriospor
dc.subjectHofstede, Geert H. Pluralismo culturalpor
dc.subjectAnálise de variânciapor
dc.subjectEstudantes universitários Desenvolvimento moralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleDesenvolvimento moral e valores culturais dos estudantes de graduação em ciências contábeis no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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