FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/553
Tipo: Dissertação
Título: Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
Autor(es): Braga, Paulo Divino Cesar
Primeiro Orientador: Peters, Marcos Reinaldo Severino
Primeiro membro da banca: Pereira, Anisio Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Antonio Benedito Silva
Resumo: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive dos docentes. O presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior, determinando uma possível relação entre a utilização destas práticas à titulação ou idade dos docentes. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma Instituição de Ensino Superior de cunho estadual, localizada em Aparecida de Goiânia - Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa R. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a 40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100% dos respondentes. Todos têm acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisam informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). Não houve relação entre as práticas adotadas e o título do profissional e a idade do professor, de uma maneira geral constatou-se que os professores adotam procedimentos pedagógicos tradicionais, porém tentam utilizar/inserir as TIC em suas práticas, 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC, considerando as mudanças atuais a qual passa a profissão. No que concerne às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizarem as tecnologias existentes e a infraestrutura inadequada para suas utilizações nas atividades acadêmicas. Os docentes são proativos frente às TIC (querem utilizar) e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimentos na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentariam a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in professional activities including teaching. In view of this aspect of the present work was proposed in order to evaluate the relationship between the professional profile, including teachers` titration and age of the Accounting course in a Higher Education Institution (HEI) and yours practices of education, especially the use of information and communication technologies. The research was conducted with Accounting Course teachers, who teach in a state higher education institution located in Aparecida de Goiânia - Goiás. A questionnaire was applied, adapted and validated to teachers. The quantitative data analysis was performed using the R program; through the analysis of the results, it was observed that 50% of teachers (50%) are males and (50%) were female, over age 40 years (60%). The information on knowledge level reported by teachers was intermediate in 100% of respondents. Everyone has access to the internet and use it to access electronic mail and bibliographical research (100%), followed by the use of social networks (64,28%). There was no grating between the practices adopted and the titration and the age of the teacher, in general it was found that teachers embrace conservative and traditional educational procedures, but seek to use ICT in their practices. 50% of the teachers try to include in accounting software in their practices, citing the need for professional training of accounting able to work with ICT, considering the current changes which passes the profession. As regards, the reported difficulties include difficulty in using existing technologies (64.28% who had no academic training for teaching practice) and inadequate infrastructure for their use in academic activities. Teachers have positive attitudes towards ICT (want to use) and familiarity with using computers, but agree that more investment in the infrastructure of the institution and training would increase the adoption of technology appropriately in academic activities.
Palavras-chave: Accountancy - Study and teaching (Higher)
Digital media
Student teaching
Information technology - Study and teaching (Higher)
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
Mídia digital
Prática de ensino
Tecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: BRAGA, Paulo Divino Cesar. Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/553
Data do documento: 8-jun-2015
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paulo_Braga.pdf852.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.