FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/558
Tipo: Dissertação
Título: A percepção dos professores em contabilidade quanto ao cumprimento dos atributos dos serviços de auditoria após as limitações previstas pelos instrumentos legais CVM nº 308/99 e Sarbanes-Oxley sobre os serviços de consultoria
Autor(es): Castro, Junior Cesar Rodrigues de
Primeiro Orientador: Peters, Marcos Reinaldo Severino
Primeiro membro da banca: Oliveira, Antonio Benedito Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Anisio Candido
Resumo: O tema desta dissertação está relacionado ao estudo da percepção dos professores em contabilidade quanto ao cumprimento dos atributos dos serviços de auditoria após as limitações previstas pelos instrumentos legais Instrução CVM nº 308/99 e Sarbanes-Oxley sobre os serviços de consultoria. O objetivo do estudo é verificar a percepção dos professores da disciplina e/ou área de Auditoria de 14 Programas de Mestrado Acadêmico se as limitações previstas pelos instrumentos legais Instrução CVM nº 308/99 e Sarbanes-Oxley sobre os serviços de consultoria trouxeram melhoria para o cumprimento dos atributos dos serviços de auditoria. Inicialmente faz-se uma revisão bibliográfica, ou seja, coleta dos principais conceitos e históricos do assunto em epígrafe. A parte operacional do estudo relata sobre os conceitos e principais serviços de consultoria prestados pelas Big Four no Brasil. Trata, em seguida, dos dois instrumentos legais que limitaram o meio de atuação das empresas de auditoria em prestar concomitantemente, os serviços de auditoria e consultoria ao mesmo cliente. No Brasil esta limitação foi regulamentada em 1999, quando editou a Instrução CVM nº 308/99 e, em 2002, semelhante medida foi adotada nos EUA quando da promulgação da Lei Sarbanes-Oxley. O texto enfatiza a importância desses dois instrumentos legais, que contribuíram para separar os serviços de auditoria externa dos serviços de consultoria, além de se tornarem um meio possível de distanciamento e minimização das margens de conflitos de interesse entre as partes, e trazerem melhoria para o cumprimento dos atributos dos serviços de auditoria. Para a conclusão do estudo, aplicou-se um questionário aos professores da disciplina e/ou área de Auditoria de 14 Programas de Mestrado Acadêmico em instituições de ensino superior, públicas e privadas, para medir sua percepção sobre o assunto, e constatou-se que 92% dos respondentes concordam com o fato de que a prestação simultânea dos serviços de auditoria e consultoria a um mesmo cliente pode dar margens para o enfraquecimento dos atributos em auditoria, como por exemplo, a independência, os objetivos e a competência técnico-profissional.
Abstract: This dissertation subject is related to the study of teacher's perception in accounting towards the fulfillment of the audit services attributes after the limitations foreseen by the legal instruments Instruction CVM n? 308/99 and Sarbanes-Oxley about the consulting services. The study main goal is to check the Audit teacher's perception of 14 Academic Masters Programs if the limitations foreseen by the legal instruments Instruction CVM n? 308/99 and Sarbanes-Oxley about the consulting services provided improvement to the fulfillment of the audit services attributes. At first we make a bibliographic review, that is, collecting the main subject concepts and historic in an epigraph. The operational part of the study relates the concepts and main consulting services provided by Big Four in Brazil. After that, talks about the two legal instruments that limited the audit companies acting about providing, at the same time, audit and consulting services to the same client. In Brazil, this limitation was regulated in 1999, when the Instruction CVM n? 308/99 was edited and, in 2002, an akin conduct was adopted in the USA in the promulgation of the Law Sarbanes-Oxley. The text emphasizes the importance of these two legal instruments that contributed to separate the external audit services from the consulting ones, besides becoming a possible way to separate and minimize the margin of interest conflicts between the parts and provide improvement to the fulfillment of the audit services attributes. For the study conclusion, a questionnaire has been answered by the Audit teachers of 14 Academic Masters Programs, in private and public universities, in order to measure their perception about the subject. And we testified that 92% of those teachers who answered the questionnaire agree with the fact that providing the audit and consulting services at the same time to the same client may contribute to the impairment of the attributes in audit, like the independency, the goals and the technical and professional competency.
Palavras-chave: United States of America - Sarbanes-Oxley Act of 2002
Auditing
Accounting - Study and teaching (Higher)
Consulting firms
Estados Unidos - Sarbanes-Oxley Act of 2002
Auditoria
Serviços de consultoria
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: CASTRO, Junior Cesar Rodrigues de. A percepção dos professores em contabilidade quanto ao cumprimento dos atributos dos serviços de auditoria após as limitações previstas pelos instrumentos legais CVM nº 308/99 e Sarbanes-Oxley sobre os serviços de consultoria. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/558
Data do documento: 1-set-2009
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Junior_Cesar_Rodrigues_de_Castro.pdf839.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.