FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Rodrigo de Souzapt_BR
dc.creator.IDCPF:26801389882por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023161344392233por
dc.contributor.advisor1Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:14773512806por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.contributor.referee1Altheman, Edmanpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:01278194878por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2514726955627858por
dc.contributor.referee2Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:01402220812por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:13Z-
dc.date.available2010-05-13pt_BR
dc.date.issued2006-03-06pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rodrigo de Souza. Evidenciação de projetos sociais por empresas de capital aberto. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/562-
dc.description.resumoA transparência das informações prestadas pela Contabilidade é um dos aspectos primordiais para a credibilidade das empresas frente aos seus investidores (MCKINSEY & COMPANY, 2002). Nesse sentido, este estudo analisa se os requisitos de governança corporativa estabelecidos pela BOVESPA e NYSE contribuem na evidenciação dos recursos alocados em projetos sociais aos investidores. Trata-se de uma pesquisa descritiva (COOPER & SCHINDLER, 2003; GIL, 1996; RUDIO, 1999), de natureza quanti-qualitativa, uma vez que, foi realizada a análise das variáveis conforme as categorias teóricas (restrito, baixo, médio e amplo), bem como, o tratamento estatístico através da análise descritiva, análise fatorial e análise de cluster. O indicador do social disclosure, construído com base nos estudos de Ramanathan (1976), Glautier & Underdown (1994) e Hendriksen & Van Breda (1999), foi utilizado para avaliar o conteúdo das informações advindas dos relatórios anuais, de responsabilidade social e do balanço social das empresas que participam dos Níveis 1, 2 e Novo Mercado da Bovespa, bem como, das empresas brasileiras listadas na NYSE, totalizadas em sessenta. Os resultados alcançados apontam que os níveis de governança corporativa (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado) estabelecidos pela BOVESPA não influenciam no nível do social disclosure, uma vez que, as empresas do Nível 2 apresentaram melhores resultados do que as empresas do Novo Mercado. Já as empresas brasileiras listadas na NYSE, apresentaram um maior nível do social disclosure do que todos os demais grupos.por
dc.description.abstractThe transparency of the information rendered by the Accounting is one of the primordial aspects for the credibility of the companies to their investors (MCKINSEY & COMPANY, 2002). In that sense, this study analyzes if the requirements of corporate management established by BOVESPA and NYSE contribute to highlight the allocated resources in social projects to the investors. It is a descriptive research (COOPER & SCHINDLER, 2003; GIL, 1996; RUDIO, 1999), of quanti-qualitative nature, once, the analysis of the variables was accomplished according to the theoretical categories (restricted, low, medium and wide), as well as, the statistical treatment through the descriptive analysis, factorial analysis and cluster analysis. The indicator of the social disclosure, built with base in the studies of Ramanathan (1976), Glautier & Underdown (1994) and Hendriksen & Van Breda (1999), was used to evaluate the content of the information taken from annual reports, of social responsibility and of the social balance of the companies that participate at Levels 1, 2 and New Market of Bovespa, as well as, of the Brazilian companies listed in NYSE, totalized in sixty. The reached results show that the levels of corporate management (Level 1, Level 2 and New Market) established by BOVESPA don't influence in the level of the social disclosure, once, the companies of the Level 2 presented better results than the companies of the New Market. On then other hand, the Brazilian companies listed in NYSE, presented a larger level of the social disclosure than all the other groups.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorporate governanceeng
dc.subjectSocial accountingeng
dc.subjectCorporate social responsibilityeng
dc.subjectContabilidade socialpor
dc.subjectResponsabilidade social da empresapor
dc.subjectGovernança corporativapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleEvidenciação de projetos sociais por empresas de capital abertopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rodrigo_de_Souza_Goncalves.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.