FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Tipo: Dissertação
Título: Identificação e análise dos fatores críticos de sucesso no ensino da Contabilidade para não contadores em cursos de pós-graduação em administração, Lato Sensu - categoria, MBA, na cidade de São Paulo
Autor(es): Cecconello, Antonio Renato
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Pagano, Leonardo
metadata.dc.contributor.referee2: Gil, Antonio de Loureiro
Resumo: O trabalho considera que as necessidades e demandas pelos conhecimentos da Contabilidade, entre os profissionais das áreas contábil e os demais das outras áreas dentro das empresas, são distintas. O estudo constata a existência de cursos de pós-graduação em Administração, lato sensu, na cidade de São Paulo, que se propõem a suprir a necessidade de graduados em diversas áreas, os quais buscam, através destes cursos, minimizar carências técnicas para atender demandas de seus empregadores e como forma de manter a sua competitividade profissional. O autor enxerga a necessidade de se melhorar o processo ensino-aprendizagem dos conteúdos contábeis aos públicos-alvo, processo este que foi analisado segundo a metodologia da exceção quantificada. Com base em questionários, elaborados e dirigidos a Coordenadores e Professores de disciplinas com conteúdos contábeis, obteve-se dados que permitiram a elaboração de considerações relevantes frente ao problema e hipóteses aventadas. A elaboração do questionário foi feita a partir da análise do processo de ensino, observando-se os fatores críticos de sucesso para o ensino da Contabilidade para não contadores, quais sejam: a) Definição do conteúdo programático; b) Seleção do aluno; c) Recursos disponíveis para o ensino; d) Processo de ensino / didática; e) Docente e f) Critérios de avaliação. Com base nas diversas tabelas elaboradas, a partir dos questionários, são apresentadas ao final as considerações sobre o tema e levantadas questões pertinentes à busca pela melhoria do ensino da Contabilidade para o público em questão, destacando-se: 1) a necessidade da revisão das componentes do sistema de ensino; 2) há a necessidade de se adequar os exemplos, exercícios e aplicações nestes cursos; 3) os cursos de mestrado deveriam pensar na inclusão de disciplina específica visando o ensino da Contabilidade para o não contador; 4) maior integração e sinergia entre as disciplinas dos cursos e 5) consciência das causas e efeitos relativos aos fatores chave apresentados neste estudo.
Abstract: This paper considers that the knowledge of accounting has different use and demanding levels, regarding accountants and non-accountant users. The study observes existing post-graduation courses in business administration, lato sensu, at São Paulo city, which business objectives considers filling up accounting needs for students from different graduation than accounting, those who, through a MBA course, look for a technical complement in order to meet their employers demand. The author points the need to improve the teaching-learning process of the accounting contents to non-account public, process itself analysed according to the quantified exceptions methodology . Based on interviews and a research, done with Coordinators and Accounting teachers, a reasonable data information was obtained, which made possible elaborate relevant comments regarding the existing problem and the forecasted hypotheses involved. The research questions were development taking into consideration the teaching process phases and its teaching keysuccess factors on accounting education for non-accountants, as follow, a) Program content; b) Student selection process; c) Teaching available infrastructure; d) Teaching / didactic process; e) Teacher; and f) Evaluation criteria. Based on several tables, derived from the research and interviews, the author presents, in the end, his consideration about the subject and raises some other questions in order to improve the accounting education process for non-account public, highlighting the following: 1) the teaching system needs to be better understood; 2) the examples, exercises and application have to be revised to the focus-public; 3) The MBA courses should consider in it s curricula an specific discipline concerning account teaching for non-account; 4) a better integration and synergy between the course disciplines and 5) awareness about the causes and effects regarding the key-factors discussed in this paper.
Palavras-chave: Accounting
Management
Contabilidade - Estudo e ensino (Pós-graduação) - São Paulo (SP)
Administração - Estudo e ensino (Pós-graduação) - São Paulo (SP)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: -
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Citação: CECCONELLO, Antonio Renato. Identificação e análise dos fatores críticos de sucesso no ensino da Contabilidade para não contadores em cursos de pós-graduação em administração, Lato Sensu - categoria, MBA, na cidade de São Paulo. 2002. 245 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/567
Data do documento: 23-out-2002
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