FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/571
Tipo: Dissertação
Título: O uso de recursos não convencionais como estratégia de ensino de Contabilidade
Autor(es): Ortiz, Herculano Camargo
Primeiro Orientador: Appolinario, Fabio.
Primeiro membro da banca: Oliveira, Antonio Benedito Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Benedito Felipe de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de uma estratégia alternativa para transformação de uma aula expositiva, na relação ensino-aprendizagem da área de contabilidade. Tal estratégia fundamenta-se na capacidade de estimular o pensamento criativo do aluno, gerando uma metodologia baseada na utilização de recursos não convencionais. Na demonstração de sua eficiência, rompendo preconceitos em relação à sua adoção e fazendo uso de técnicas transformadoras, esse procedimento revela que o professor deve estar sempre interessado no aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. Esse trabalho é resultado da análise do desempenho dos alunos na resolução de exercícios semelhantes aos do antigo "Provão" e aos do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, numa instituição particular de ensino superior, no período letivo referente ao oitavo semestre de 2004, do curso de Ciências Contábeis. O estudo baseia-se na comparação dos resultados do desempenho na resolução dos exercícios com o uso de duas estratégias de ensino utilizadas em aulas expositivas de contabilidade: a estratégia convencional - apresentada na tradicional literatura contábil - e a estratégia alternativa - fundamentada no uso de recursos não convencionais. Os exercícios de avaliação aplicados abordaram assuntos diversos, tais como Princípios, Convenções e Postulados Contábeis; Fórmulas de Lançamentos Contábeis; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros ou de Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e de Aplicações de Recursos. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso de recursos não convencionais como estratégia para evocação dos conceitos e dos conhecimentos pertinentes trouxe uma significativa melhora ao desempenho médio dos estudantes.
Abstract: The present work aims at presenting an alternative strategy for the transformation of an expositive class, in the accounting teaching-learning relationship. Such strategy is based on enabling the student to develop creative thinking, resulting in a sort of methodology that makes use of non-conventional resources. By showing its efficiency, breaking down prejudice against its adoption through the use of transformational techniques, such procedure reveals that tutors must always be interested in improving his or her pedagogical practice. This work is the result of the students' performance evaluation concerning the solution of exercises similar to those applied both in the former tests called "Provão", and those of the sufficiency exam of the Federal Accounting Council, in a private undergraduate college, within the eighth semester of the school period in 2004 at the Accounting College. The study is based on the comparison of performance results for solving exercises through two teaching strategies used in expositive accounting classes: the traditional strategy - as it is presented in traditional accounting literature - and the alternative strategy - based on non-conventional resources. The evaluation exercises that were applied focused on a diverse range of subjects, such as, Accounting Principles, Conventions and Postulates, Accounting Entry Formulas, Income Statement, Retained Earnings or Accumulated Losses Statement, and Statement of Resources and Uses of Funds. The results show that the use of non-conventional resources as a strategy to show concepts and pertinent knowledge has brought about substantial improvements in the students' average performance.
Palavras-chave: Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Métodos de ensino
Memorização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: -
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Citação: ORTIZ, Herculano Camargo. O uso de recursos não convencionais como estratégia de ensino de Contabilidade. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/571
Data do documento: 26-ago-2005
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Herculano_Camargo_Ortiz.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.