FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrtiz, Herculano Camargopt_BR
dc.creator.IDCPF:00265729823por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4185480707901158por
dc.contributor.advisor1Appolinario, Fabio.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:88888888888por
dc.contributor.referee1Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:00378962884por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.referee2Souza, Benedito Felipe dept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:07395671872por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034442603744571por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:15Z-
dc.date.available2010-04-17pt_BR
dc.date.issued2005-08-26pt_BR
dc.identifier.citationORTIZ, Herculano Camargo. O uso de recursos não convencionais como estratégia de ensino de Contabilidade. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/571-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a apresentação de uma estratégia alternativa para transformação de uma aula expositiva, na relação ensino-aprendizagem da área de contabilidade. Tal estratégia fundamenta-se na capacidade de estimular o pensamento criativo do aluno, gerando uma metodologia baseada na utilização de recursos não convencionais. Na demonstração de sua eficiência, rompendo preconceitos em relação à sua adoção e fazendo uso de técnicas transformadoras, esse procedimento revela que o professor deve estar sempre interessado no aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. Esse trabalho é resultado da análise do desempenho dos alunos na resolução de exercícios semelhantes aos do antigo "Provão" e aos do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, numa instituição particular de ensino superior, no período letivo referente ao oitavo semestre de 2004, do curso de Ciências Contábeis. O estudo baseia-se na comparação dos resultados do desempenho na resolução dos exercícios com o uso de duas estratégias de ensino utilizadas em aulas expositivas de contabilidade: a estratégia convencional - apresentada na tradicional literatura contábil - e a estratégia alternativa - fundamentada no uso de recursos não convencionais. Os exercícios de avaliação aplicados abordaram assuntos diversos, tais como Princípios, Convenções e Postulados Contábeis; Fórmulas de Lançamentos Contábeis; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros ou de Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e de Aplicações de Recursos. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso de recursos não convencionais como estratégia para evocação dos conceitos e dos conhecimentos pertinentes trouxe uma significativa melhora ao desempenho médio dos estudantes.por
dc.description.abstractThe present work aims at presenting an alternative strategy for the transformation of an expositive class, in the accounting teaching-learning relationship. Such strategy is based on enabling the student to develop creative thinking, resulting in a sort of methodology that makes use of non-conventional resources. By showing its efficiency, breaking down prejudice against its adoption through the use of transformational techniques, such procedure reveals that tutors must always be interested in improving his or her pedagogical practice. This work is the result of the students' performance evaluation concerning the solution of exercises similar to those applied both in the former tests called "Provão", and those of the sufficiency exam of the Federal Accounting Council, in a private undergraduate college, within the eighth semester of the school period in 2004 at the Accounting College. The study is based on the comparison of performance results for solving exercises through two teaching strategies used in expositive accounting classes: the traditional strategy - as it is presented in traditional accounting literature - and the alternative strategy - based on non-conventional resources. The evaluation exercises that were applied focused on a diverse range of subjects, such as, Accounting Principles, Conventions and Postulates, Accounting Entry Formulas, Income Statement, Retained Earnings or Accumulated Losses Statement, and Statement of Resources and Uses of Funds. The results show that the use of non-conventional resources as a strategy to show concepts and pertinent knowledge has brought about substantial improvements in the students' average performance.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectTeaching methodseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectContabilidade - Métodos de ensinopor
dc.subjectMemorizaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleO uso de recursos não convencionais como estratégia de ensino de Contabilidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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