FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/575
Tipo: Dissertação
Título: Análise da contribuição do ensino e dos meios de divulgação do conhecimento para a formação profissional em Contabilidade Ambiental
Autor(es): Souza, Valquiria Pinheiro de
Primeiro Orientador: Weffort, Elionor Farah Jreige
Primeiro membro da banca: Pinto, Silvia Helena Boarin
metadata.dc.contributor.referee2: Peleias, Ivam Ricardo
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar as condições de oferta do ensino de Contabilidade Ambiental nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil e a divulgação desse tema nos últimos 4 anos, em livros e periódicos especializados acadêmicos e profissionais. Para alcançar o objetivo proposto foram coletados inicialmente dados sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis ofertados por todas as instituições de ensino constantes na base de dados do INEP/MEC visando a identificar a presença da disciplina Contabilidade Ambiental. Em um segundo momento, foram elaborados e aplicados questionários, em caráter exploratório, direcionados aos coordenadores e professores dos Cursos de Ciências Contábeis de São Paulo, para verificar a percepção de ambos sobre o ensino da Contabilidade Ambiental. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo dos livros publicados no Brasil, periódicos profissionais e acadêmicos selecionados a partir da base Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tais como: teste H também conhecido como teste Kruskal Wallis e aplicação do teste Box Plot.Observou-se que das 716 instituições que ofereciam, em maio de 2006, 916 cursos de Ciências Contábeis apenas 26 contemplavam Contabilidade Ambiental, apresentando maior concentração na região Sudeste e menor na região Nordeste. A análise das respostas obtidas no questionário revelou, entre outros aspectos,uma atitude favorável quanto à percepção de coordenadores e professores para o ensino da Contabilidade Ambiental. Observou-se, também, no período analisado, um crescente aumento da divulgação do conhecimento sobre Contabilidade Ambiental, em periódicos e livros especializados.
Abstract: The aim of this work is to analyze the conditions of Environmental Accounting teaching offer in the courses of Accounting Sciences in Brazil and the spread of this subject in books and professional and academic journals during the last 4 years. To reach the proposed objective, the data were initially collected in the curricular structure of the degree courses in Accounting Sciences presented by all of the teaching institutions contained in the INEP/MEC data base, in order to identify the presence of the Environmental Accounting discipline. Then, questionnaires addressed to the coordinators and professors of the Courses of Accounting Sciences of São Paulo were elaborated and applied in an exploratory way to verify their perceptions of the teaching of the Environmental Accounting. Finally, the analysis of contents of the books published in Brazil and the professional and academic journals selected was accomplished, starting from the base Qualis of CAPES (Coordination of Superior Level Personnel Improvement). It was observed that from the 716 institutions which offered 916 courses of Accounting Sciences in May of 2006, only 26 contemplated Environmental Accounting, presenting larger concentration in the Southeast area and smaller in the Northeast one. As for the coordinators' perception and professors it indicates a favorable attitude towards the teaching of the Environmental Accounting. It was also observed, in the analyzed period, in the journals and specialized books, a popularization increase in the knowledge about Environmental Accounting.
Palavras-chave: Environmental law
Direito ambiental - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: -
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Citação: SOUZA, Valquiria Pinheiro de. Análise da contribuição do ensino e dos meios de divulgação do conhecimento para a formação profissional em Contabilidade Ambiental. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/575
Data do documento: 31-ago-2006
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Valquiria_Pinheiro_de_Souza.pdf938.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.