FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Valquiria Pinheiro dept_BR
dc.creator.IDCPF:15192799813por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326310404378264por
dc.contributor.advisor1Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:14773512806por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.contributor.referee1Pinto, Silvia Helena Boarinpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:08240855822por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396942312550906por
dc.contributor.referee2Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:01402220812por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:16Z-
dc.date.available2010-03-29pt_BR
dc.date.issued2006-08-31pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Valquiria Pinheiro de. Análise da contribuição do ensino e dos meios de divulgação do conhecimento para a formação profissional em Contabilidade Ambiental. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/575-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é analisar as condições de oferta do ensino de Contabilidade Ambiental nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil e a divulgação desse tema nos últimos 4 anos, em livros e periódicos especializados acadêmicos e profissionais. Para alcançar o objetivo proposto foram coletados inicialmente dados sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis ofertados por todas as instituições de ensino constantes na base de dados do INEP/MEC visando a identificar a presença da disciplina Contabilidade Ambiental. Em um segundo momento, foram elaborados e aplicados questionários, em caráter exploratório, direcionados aos coordenadores e professores dos Cursos de Ciências Contábeis de São Paulo, para verificar a percepção de ambos sobre o ensino da Contabilidade Ambiental. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo dos livros publicados no Brasil, periódicos profissionais e acadêmicos selecionados a partir da base Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tais como: teste H também conhecido como teste Kruskal Wallis e aplicação do teste Box Plot.Observou-se que das 716 instituições que ofereciam, em maio de 2006, 916 cursos de Ciências Contábeis apenas 26 contemplavam Contabilidade Ambiental, apresentando maior concentração na região Sudeste e menor na região Nordeste. A análise das respostas obtidas no questionário revelou, entre outros aspectos,uma atitude favorável quanto à percepção de coordenadores e professores para o ensino da Contabilidade Ambiental. Observou-se, também, no período analisado, um crescente aumento da divulgação do conhecimento sobre Contabilidade Ambiental, em periódicos e livros especializados.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze the conditions of Environmental Accounting teaching offer in the courses of Accounting Sciences in Brazil and the spread of this subject in books and professional and academic journals during the last 4 years. To reach the proposed objective, the data were initially collected in the curricular structure of the degree courses in Accounting Sciences presented by all of the teaching institutions contained in the INEP/MEC data base, in order to identify the presence of the Environmental Accounting discipline. Then, questionnaires addressed to the coordinators and professors of the Courses of Accounting Sciences of São Paulo were elaborated and applied in an exploratory way to verify their perceptions of the teaching of the Environmental Accounting. Finally, the analysis of contents of the books published in Brazil and the professional and academic journals selected was accomplished, starting from the base Qualis of CAPES (Coordination of Superior Level Personnel Improvement). It was observed that from the 716 institutions which offered 916 courses of Accounting Sciences in May of 2006, only 26 contemplated Environmental Accounting, presenting larger concentration in the Southeast area and smaller in the Northeast one. As for the coordinators' perception and professors it indicates a favorable attitude towards the teaching of the Environmental Accounting. It was also observed, in the analyzed period, in the journals and specialized books, a popularization increase in the knowledge about Environmental Accounting.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvironmental laweng
dc.subjectDireito ambiental - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleAnálise da contribuição do ensino e dos meios de divulgação do conhecimento para a formação profissional em Contabilidade Ambientalpor
dc.typeDissertaçãopor
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