FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ensino de contabilidade nos cursos de administração de empresas na cidade de São Paulo
Autor(es): Tcheou, Hellen
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Tachizawa, élio Takeshy
metadata.dc.contributor.referee2: Cei, Nena Geruza
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o ensino da disciplina de Contabilidade nos cursos de graduação em Administração de Empresas, nos itens que integram o plano de curso: objetivos, conteúdos x bibliografia recomendada, metodologia e avaliação. A escolha do tema foi motivada pela importância desta disciplina para os seus gestores nos processos administrativos, na análise, interpretação e avaliação dos dados contábeis no gerenciamento dos negócios. O parâmetro de referência utilizado foi a consolidação de informações extraídas da revisão bibliográfica. A amostra selecionada foi a das instituições de ensino superior que obtiveram sucessivos conceitos A no Provão desde 1996, na cidade de São Paulo. Esses qualificadores conferem a essas instituições notório reconhecimento no mercado pelo alto grau de excelência no ensino, corroborado pelos altos índices de concorrência nos exames vestibulares de admissão a essas escolas. O resultado de avaliação dos planos de curso, disponibilizado para esta pesquisa, apresenta destaques por vezes seguidos de contradições. As principais conclusões encontram-se sinteticamente expostas a seguir: Os conteúdos da disciplina de Contabilidade, evidenciados nas estruturas curriculares, contemplam em sua essência, a importância da Contabilidade como instrumento de gestão. No entanto, a sua aplicabilidade apresenta divergências; Para as disciplinas de Contabilidade Geral e de Custos, os conteúdos apresentam seqüência de tópicos que desenvolvem conceitos introdutórios da disciplina além das técnicas pertinentes a ela; Os conteúdos programáticos das disciplinas analisadas não apresentaram divergências significativas quanto aos objetivos mantendo coerência de volume de tópicos com as cargas horárias estabelecidas; As metodologias de ensino, sugeridas pelas IES, confundem-se com os objetivos predeterminados, comprometendo o desenvolvimento das competências na formação profissional do Administrador de Empresas; por um lado, outras IES não apontam sugestão de metodologia, o que demonstra pouca preocupação na análise e seleção de atividades que poderão propiciar aos alunos as experiências essenciais para a aprendizagem e constituição de competências; O processo de avaliação de aprendizagem, apesar de subliminarmente presente em todas as disciplinas, não foi identificado em nenhuma das estruturas, deixando de coletar informações úteis a alunos e a docentes sobre a efetividade das disciplinas.
Abstract: This research aims at evaluating the instruction of the Accounting subject in the Business Administration graduation courses, considering the items that integrate the planning of the course: objectives, content x recommended bibliography, methodology e evaluation. This theme has been chosen for the importance of this subject in the administrative processes, and from being important to its instructors, in the analysis, interpretation and evaluation of the accounting data in the business management. The reference parameter that has been used is the consolidation of information that has been extracted from the bibliography revision. The focus sample were the graduation institutions that have gotten consecutive A (mark) in the "Provao" (evaluation) since 1996, in Sao Paulo city. These qualifiers attribute a remarkable recognition to these institutions in the market for its excellency in instructing, assured by the high level of competition in the examinations to enter these schools. The results of evaluation of the course plan that were available for this research presents prominent details that sometimes are followed by contradictions. Find below the main conclusions presented in an abbreviated way: The content of the subject (accounting) presented in the educational structures basically focus on the importance of Accounting as a managing instrument, although they differ in relation to practical application; For the subjects: General and Cost Accounting, the content presents a sequence of topics that develop the introducing concepts of the subject, as well as the techniques related to it; The program content of the analyzed subject, does not present expressive divergences in relation to the objectives, maintaining coherent amount of topics in relation to the established schedule; The instruction methodology suggested by Graduation Institutions get mixed with the pre-established objectives, endangering the development of competences that contribute to the professional development of the business administrator; on the other hand other Graduation Institutions do not point out suggestion of methodology, which characterizes a concern in the analysis and selection of activities that will be ab provide the students with the essential experiences for the learning and competence constitution; Although superficially present in all subjects, the instruction evaluation process was not identified in any of the structures, and useful inform to students and instructors of the subjects were not collected.
Palavras-chave: Business management - Study and teaching (Higher)
Accounting - Study and teaching (Higher)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: -
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Citação: TCHEOU, Hellen. Avaliação do ensino de contabilidade nos cursos de administração de empresas na cidade de São Paulo. 2002. 215 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/576
Data do documento: 5-ago-2002
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