FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHofer, Elzapt_BR
dc.creator.IDCPF:55009158949por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0106378652036382por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Slomski, Valmorpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:52587401968por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175066076902408por
dc.contributor.referee2Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:14773512806por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:27Z-
dc.date.available2010-04-17pt_BR
dc.date.issued2004-04-05pt_BR
dc.identifier.citationHOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003).por
dc.description.abstractThe purpose of this work consists of the exploratory study over the teaching of Introductory Accounting at the State Universities of Parana. It aims to identify the qualification of the docent, teaching strategies and instructional resources and ways of evaluation, the contents and bibliography in order to identify the current situation of the Teaching of Introductory Accounting at Universities. In order to obtain the data, structured questionnaires and interviews were elaborated. At the present, there are 65 accounting courses in the state of Parana, from which 8 are implemented at State Universities. The docent is made up of ten teachers in which six are Masters and four are Specialists. They use diversified teaching strategies as well as quite updated resources. The teaching strategy used the most is the expositive class, where the instructional resources are the board and the retroprojector, and the written form of evaluation is the most used. The contents present a few divergences among the teaching institutions researched.The most used bibliography : (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al 1997), (MARION, 2004 ) and (IUOiCIBUS et. al. 2003)eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectState universities and colleges - Paraná (Brazil : State)eng
dc.subjectAccounting - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectUniversidades e faculdades estaduais - Paranápor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleEnsino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elza_Hofer.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.