FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHorita, Jorge Yutakapt_BR
dc.creator.IDCPF:76031942887por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:00378962884por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.referee1Cornachione Junior, Edgard Brunopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:12581472898por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1395819956519533por
dc.contributor.referee2Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:14773512806por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:28Z-
dc.date.available2010-04-19pt_BR
dc.date.issued2005-06-01pt_BR
dc.identifier.citationHORITA, Jorge Yutaka. Jogos de empresas e sua aplicação no ensino da Contabilidade. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/621-
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou analisar a aplicabilidade da técnica de ensino denominada Jogos de Empresas no ensino da Contabilidade e conferir o favorecimento dessa técnica para adequá-lo ao contexto da realidade de negócios atual. Exploraram-se, através da pesquisa bibliográfica, as definições e conceitos encontrados na literatura sobre Jogos de Empresas, Ensino, Aprendizagem, e Processos de Ensino e Aprendizagem nos Jogos de Empresas. Descreveu-se bibliograficamente o objeto principal deste estudo, os Jogos de Empresas, sua história, seus objetivos, suas características básicas, as razões para a sua utilização, apresentando-se uma síntese das principais pesquisas efetuadas pelos autores nacionais sobre o tema, comparando os pontos comuns abordados, bem como a base conceitual que suportou esses estudos. Analisou-se ainda o referencial teórico utilizado para a fundamentação desta pesquisa, abordando-se a teoria da Andragogia, definida como a arte e a ciência do ensino do adulto; a teoria da Aprendizagem Vivencial, que trata da aquisição da aprendizagem através de experiências vivenciais; e a teoria da Aprendizagem Vicária que trata do aprendizado pela observação de modelos, cuja presença é identificada em um determinado estilo de aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa experimental que consistiu na aplicação do Jogo de Empresas em uma turma em fase de conclusão de um curso de Ciências Contábeis, tendo-se analisado a percepção dos alunos quanto aos resultados obtidos na aprendizagem em decorrência dessa aplicação.por
dc.description.abstractThe present research sought to analyze the applicability of the teaching technique known as Business Games in Accountancy teachings, and to check the support of this technique to fit it within the context of the current business environment. Definitions and concepts were searched in the literature on Business Games, Teaching, Learning and Teaching Processes, and Learning with Business Games, by means of bibliographic research. The main goal of this study, Business Games, was described bibliographically, as well as the history, purposes and primary features of Business Games and the rationale for their use, and a summary was presented on the main researches on the issue that were carried out by local authors, comparing the common items that were analyzed, as well as the conceptual base that backed such studies. The theoretical references used for supporting this research were further analyzed, including the Theory of Andragogy, which is defined as the art and science of adult teaching; the theory of Experiential Learning, which deals with the acquisition of learning by means of living experiences; and the Theory of Vicarious Learning, which deals with learning by observing models, whose presence is identified in a certain learning style. To achieve the proposed goal, an experimental research was carried out, consisting of the application of Business Games to students who were concluding their undergraduate studies in Accountancy, analyzing the perception of the students as regards to the results obtained in the learning process resulting from the use of Business Gameseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectManagement gameseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectJogos (Administração)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleJogos de empresas e sua aplicação no ensino da Contabilidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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