FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrussolo, Fábiopt_BR
dc.creator.IDCPF:17593542874por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672736822476676por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Schmidt, Paulopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:38172690053por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984261615590251por
dc.contributor.referee2Robles Junior, Antoniopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:02246422868por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4447961036109424por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:29Z-
dc.date.available2010-03-20pt_BR
dc.date.issued2002-06-04pt_BR
dc.identifier.citationBRUSSOLO, Fábio. As diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis X o mercado de trabalho através das ofertas de emprego para área contábil na grande São Paulo : uma análise crítica. 2002. 157 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/625-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a adequação dos conteúdos mínimos, contidos na Resolução 03/92 do Conselho Federal de Educação, ao mercado de trabalho para a área contábil, através das ofertas de emprego na grande São Paulo, verificando a utilização da Proposta de Novas Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas do Ensino da Contabilidade como meio de adequar o curso de graduação em Ciências Contábeis ao mercado globalizado, propondo as alterações que se mostraram necessárias para uma melhor preparação e qualificação profissional do Contador por parte das instituições de ensino. Para isso analisaram-se as principais transformações do mercado que resultaram em uma mudança de perfil, atitude, bem como, na necessidade de desenvolvimento de novas habilidades e competências do profissional contábil, para enfrentar as perspectivas futuras da profissão, fazendo então um quadro comparativo entre as exigências do mercado, e o que oferecem os conteúdos mínimos contidos na Resolução 03/92 e as Novas Diretrizes Curriculares propostas pela Comissão de Especialistas do Ensino da Contabilidade, de modo a verificar qual a proposta mais adequada para que as Instituições de Ensino possam qualificar da melhor maneira possível o Contador para o mercado de trabalho.por
dc.description.abstractThe present work analyzes the adequation of the minimum contents, included in the Resolution 03/92 of Federal Education Council, to the job market for the accounting area, through the job offers in the great São Paulo, verifying the use of the Proposal of New Curriculum Guidelines of the Experts Commission of the Accounting Teaching as a way to adequate the graduation course in Accounting Sciences to the globalized market, proposing the necessary alterations for a better professional preparation and qualification of the Accountant by the teaching institutions. For this purpose, the main transformation of the market were analyzed, resulting in a change of profile, attitude, as well as, in the need of development of new abilities and competences of the accounting professional in order to face the future perspectives of the profession, comparing the demands of the market and what is offered by the minimum contents of the Resolution 03/92 and the New Curriculum Guidelines proposed by the Experts Commission of the Accounting Teaching, to verify what is the most appropriate proposal in order that the Teaching Institutions can qualify, in the best possible way, the Accountant for the job market.eng
dc.description.abstractThe present work analyzes the adequation of the minimum contents, included in the Resolution 03/92 of Federal Education Council, to the job market for the accounting area, through the job offers in the great São Paulo, verifying the use of the Proposal of New Curriculum Guidelines of the Experts Commission of the Accounting Teaching as a way to adequate the graduation course in Accounting Sciences to the globalized market, proposing the necessary alterations for a better professional preparation and qualification of the Accountant by the teaching institutions. For this purpose, the main transformation of the market were analyzed, resulting in a change of profile, attitude, as well as, in the need of development of new abilities and competences of the accounting professional in order to face the future perspectives of the profession, comparing the demands of the market and what is offered by the minimum contents of the Resolution 03/92 and the New Curriculum Guidelines proposed by the Experts Commission of the Accounting Teaching, to verify what is the most appropriate proposal in order that the Teaching Institutions can qualify, in the best possible way, the Accountant for the job market.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccountantseng
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectLabor marketeng
dc.subjectContadores - Mercado de trabalhopor
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleAs diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis X o mercado de trabalho através das ofertas de emprego para área contábil na grande São Paulo : uma análise críticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabio_Brussolo.pdf760.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.