FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637
Tipo: Dissertação
Título: Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
Autor(es): Costa, Jonas Freire da
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Pereira, Anisio Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Arilda Schmidt
Resumo: Esta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil.
Abstract: This thesis, addressed the wrapped up professionals and participants of the process of higher education of the Accounting, proposes an reflection with relationship to curriculum proposal for the higher education of Accounting, based in systemic approach. Methodologically, this work was accomplished starting from an exploratory study and of documented research in primary sources, being used of bibliographical research the national and foreign authors in Education and Accounting; glimpses accomplished, with the specialist in higher education of Accounting, Prof. Dr. Martinho Mauricio Gomes of Ornelas; it consults to the Academic-pedagogic projects and the curriculum-full ones and Lines of Research in Accounting of FEAlPUC-SP. As result, this work presents the practical application of the pioneering proposal of the systemic teaching of the Accounting, implemented by the Pontiflcia Universidade Catolica de Sao Paulo, by means of FEAlPUC-SP, thankfully, an important institution researcher in the teaching of the Accounting in Brazil.
Palavras-chave: Cognition
Accounting
Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Cognição
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: -
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Citação: COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637
Data do documento: 26-ago-2003
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jonas_Freire_da_Costa.pdf530.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.