FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Jonas Freire dapt_BR
dc.creator.IDCPF:09403842806por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100739073864071por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Pereira, Anisio Candidopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:04122291887por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798574967417360por
dc.contributor.referee2Godoy, Arilda Schmidtpt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:57549737800por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:32Z-
dc.date.available2010-02-11pt_BR
dc.date.issued2003-08-26pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637-
dc.description.resumoEsta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil.por
dc.description.abstractThis thesis, addressed the wrapped up professionals and participants of the process of higher education of the Accounting, proposes an reflection with relationship to curriculum proposal for the higher education of Accounting, based in systemic approach. Methodologically, this work was accomplished starting from an exploratory study and of documented research in primary sources, being used of bibliographical research the national and foreign authors in Education and Accounting; glimpses accomplished, with the specialist in higher education of Accounting, Prof. Dr. Martinho Mauricio Gomes of Ornelas; it consults to the Academic-pedagogic projects and the curriculum-full ones and Lines of Research in Accounting of FEAlPUC-SP. As result, this work presents the practical application of the pioneering proposal of the systemic teaching of the Accounting, implemented by the Pontiflcia Universidade Catolica de Sao Paulo, by means of FEAlPUC-SP, thankfully, an important institution researcher in the teaching of the Accounting in Brazil.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectTeaching methodseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectContabilidade - Métodos de ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleEstudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmicapor
dc.typeDissertaçãopor
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