FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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dc.creatorGodoi, Paulo Nogueira Andradept_BR
dc.creator.IDCPF:86733389800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935714646229853por
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Jose Luis dept_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:11287780172por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5309474902957305por
dc.contributor.referee1Iudicibus, Sérgio dept_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:00396699804por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2452666882323236por
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Nanci Pereira dept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:88888888888por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:34Z-
dc.date.available2012-02-02pt_BR
dc.date.issued2002-12-03pt_BR
dc.identifier.citationGODOI, Paulo Nogueira Andrade. Análise da legibilidade do relatório da administração publicado por companhias brasileiras de capital aberto. 2002. 102 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/647-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é estudar a legibilidade no tipo de texto denominado Relatório da Administração, que é publicado por companhias brasileiras de capital aberto. Elaborado de forma discricionária pela administração, ele permite maior flexibilidade tanto no estilo como na estruturação, que compreende a apresentação de informações claras e oportunas. Estas devem ajudar os investidores e credores, atuais e potenciais e outros usuários, na avaliação de montantes, prováveis recebimentos de dividendos e juros, produto da venda e do resgate, vencimento de títulos ou empréstimos. Oferecer relatórios de alta qualidade é fundamental para atender às necessidades de esclarecimento dos investidores, a fim de que possam tomar decisões, com base em informações claras e verdadeiras, mas escrevê-Ias de forma adequada e concisa não é tarefa fácil. A legibilidade, um dos fundamentos da clareza do texto, responsável por uma comunicação rápida e fácil, consiste na utilização de palavras de fácil compreensão e sentenças curtas. Existem mais de 35 fórmulas para avaliação da legibilidade de textos em inglês. A Flesch Readability Formula, desenvolvida por Flesch (1948) é a mais freqüentemente utilizada para textos em inglês e considerada por Jones (1948) o método preferido. Consiste em considerar a extensão média das palavras (números de sílabas por palavra) e das sentenças (número de palavras por sentença) contidas em um texto, para calcular um índice de legibilidade, em escala de O a 100. Como as palavras, em inglês, têm, em média, 1,8 sílabas por palavra, enquanto, em Português, têm, em média, 2,2 sílabas, a fórmula Flesch precisou ser modificada para textos em língua portuguesa. Martins et ai (1996) elaboraram um estudo comparando diretamente a aplicação dessa fórmula a textos originais, em inglês, e a suas traduções. Estas apresentaram, em média, 42 pontos abaixo, dentro da escala de legibilidade. Portanto, determinou-se que o ajuste de fórmula consiste em acrescentar esse número ao resultado, antes de localizá-Ia na escala de legibilidade. A fórmula Flesch adaptada foi, então, aplicada a uma amostra de 22 Relatórios de Administração publicados por companhias brasileiras de capital aberto. Os resultados indicaram que 31,82% apresentaram um nível considerado muito difícil, e os demais, 68,18%, pouco difícil, ou seja, nenhum apresentou um índice que evidenciasse linguagem de fácil compreensão. Esses resultados revelam que as administrações estão perdendo a oportunidade de melhorar a sua comunicação através de relatórios. Isso pode ser feito, tomando-se como base a técnica da legibilidade, característica do texto que, pela sua linguagem de fácil assimilação, possibilita ao leitor uma compreensão rápida.por
dc.description.abstractThis work has the objective of analyzing the readability of a kind of publication named Management Report, published by Brazilian companies with stock on the market. Written at the discretion of the management, it is very flexible regarding style and structure, involving the presentation of clear and relevant information. This should help investors and creditors, current and potential, as well as other users, in evaluating the probable amount of capital gain and dividends, sales, and the timely receiving of certificates and loans. To offer high quality reports is essential to satisfy the investor's needs for information, so they can make decisions, based on clear and reliable facts. Writing them down clearly, however, is no easy task. Readability is one of the clarity attributes a text, allowing for a fast and easy communication. It calls for short words and sentences. There are more than 35 formulas to estimate text readability in English. The Flesch Readability Formula, developed by Flesch (1948) is most commonly used for English texts, and is considered by Jones (1948) to be the preferred method. It takes into account the average length of words (in syllables per word) and sentences (words per sentence) in a text, resulting in a score of 0 to 100. Because words in English have 1.8 syllables on average, while in Portuguese, words have 2.2 syllables, the Flesch Formula had to be adapted to Portuguese texts. Martins et al (1996) made a direct comparison study applying the Flesch formula to English texts and to their translations into Portuguese, revealing a readability score averaging 42 points less for Portuguese texts. Hence, they advise adding up this figure to the formula's result to get the adapted score. We have applied the adapted Flesch formula to a sample of 22 Management Reports published by Brazilian companies with stock on the market. The results have indicated 32.83% of results on the very difficult level, while the remainder 68.18% was on the a little difficult level. This means that none of the reports had scores corresponding to an easy and pleasant reading. These results indicate that the management of companies is not taking the opportunity to improve the communication with this kind of report. This could be done, considering the readability, text attribute that advocates a language of easy assimilation, allowing a faster comprehension by the reader.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorporation reportseng
dc.subjectRelatórios de sociedades comerciaispor
dc.subjectRelatórios - Redaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleAnálise da legibilidade do relatório da administração publicado por companhias brasileiras de capital abertopor
dc.typeDissertaçãopor
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