FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Ivelise de Maria Mena Barretopt_BR
dc.creator.IDCPF:02215314320por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6214301576148619por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:00378962884por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.referee1Cornachione Junior, Edgard Brunopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:12581472898por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1395819956519533por
dc.contributor.referee2Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:01402220812por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:35Z-
dc.date.available2010-04-17pt_BR
dc.date.issued2004-10-26pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Ivelise de Maria Mena Barreto. O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/653-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo conhecer as principais causas que contribuem para as dificuldades encontradas pelos alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da UFMA nas disciplinas de Contabilidade Básica e Intermediária, ao ingressarem no curso, e identificar as técnicas de ensino que possam contribuir para o aprimoramento dessas disciplinas. Na tentativa de atingir o objetivo proposto no presente trabalho, optou-se por adotar metodologias de pesquisa de campo tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos alunos iniciantes no curso e aos professores de Contabilidade. Os dados coletados permitiram uma comparação entre a situação dos cursos de Ciências Contábeis da UFMA, sediados em São Luis e Imperatriz. Os resultados mostram que uma grande parte dos alunos são do sexo masculino, solteiros, e, na faixa etária de 18 a 25 anos. Observa-se também que, a maioria dos docentes pesquisados utiliza a técnica da aula expositiva por meio do quadro-de-giz, e, é favorável à mudança da grade curricular. Na opinião, tanto dos docentes como dos discentes as condições de ensino do curso são inadequadas, o que contribui para a falta de motivação destes, Ao final deste estudo conclui-se que deverão ser promovidos por parte do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, cursos de aperfeiçoamento aos docentes principalmente na área de Didática e Metodologia de Ensino, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino das disciplinas objeto desse estudo.por
dc.description.abstractThis research aims at identifying the reasons for the main difficulties faced by the novice students at UFMA's Accounting Course in the subjects Basic and Intermediate Accounting when they start the course. It also aims at identifying the teaching techniques that may contribute to the improvement of these subjects. To reach the proposed aims, field research methodologies were adopted, such as: literature review and questionnaires to novice students of the course as well as Accounting Professors. The data collected allowed us to make a comparison of the situation of UFMA's Accounting Courses in the cities of São Luis and Imperatriz. The findings show that a great part of the students are single males, with age varying from 18 to 25. They also show that most professors use the lecture technique and blackboard, and want a change in the curriculum of the course. Both professors and students think the course's teaching conditions are inadequate, what contributes to their lack of motivation. It was concluded that development courses in the Didactics and Teaching Methodology should be offered to the Academic Staff of UFMA by its Business Administration and Accounting Department, what may contribute to improve the teaching of the Basic and Intermediate Accounting subjects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccounting - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleO ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ivelise_de_Maria_Mena_Barreto_Moreira.pdf830.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.