FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Márcio Barrospt_BR
dc.creator.IDCPF:05692181878por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3900745119160239por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Trigo, Luiz Gonzaga Godoipt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:94535230897por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322089095908308por
dc.contributor.referee2Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:00378962884por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.date.accessioned2015-12-04T11:45:37Z-
dc.date.available2012-02-28pt_BR
dc.date.issued2005-06-22pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Márcio Barros. A influência dos conteúdos e atividades de iniciação científica para o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico em Ciências Contábeis : pesquisa com coordenadores de curso na cidade de São Paulo. 2005. 133 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/661-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar a relevância da inserção dos conteúdos e atividades de Iniciação Científica nos projetos pedagógicos do curso de graduação em Ciências Contábeis da cidade de São Paulo, como forma de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva balizada por uma abordagem qualitativa. Os meios para realização da investigação conjugaram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica, que abrangeu desde os documentos emitidos pelos órgãos reguladores até as obras literárias que versam sobre os temas pensamento crítico e iniciação científica. Com relação ao tema pensamento crítico, buscou-se investigar as abordagens conceituais que o caracteriza, assim como o tratamento a ele dispensado pelos órgãos reguladores da educação, como forma de desenvolver as competências profissionais do aluno de graduação em Ciências Contábeis. Por não terem sido identificados referenciais brasileiros que versassem especificamente sobre o pensamento crítico, e sim abordagens ao pensamento de uma forma generalizada, obteve-se uma contribuição mais significativa de referenciais da literatura norte-americana, especialmente de Robert Ennis, Richard W. Paul e Matthew Lipman. No tocante ao tema Conteúdos e Atividades de Iniciação Científica, a abordagem conceitual focou a investigação do tratamento dado pelos órgãos reguladores da educação e a caracterização dos assuntos que abrangem a iniciação científica. Como resultado da pesquisa de campo, constatou-se na percepção dos participantes que: há um significativo incentivo, por parte das IES, para que os alunos de Ciências Contábeis participem de atividades de iniciação científica; o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso continuaria sendo oferecido nos projetos pedagógicos; o pensamento crítico é percebido como uma competência profissional esperada do contador para uma atuação eficaz no mercado de trabalho; há um estímulo à competência profissional e acadêmica gerado pela literacia científica propiciada pelos conteúdos e atividades de iniciação científica. Por fim, concluiu-se que os conteúdos e atividades de Iniciação Científica inseridos no projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Educação Superior da cidade de São Paulo podem estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.por
dc.description.abstractThis work had the objective to analise the relevance of the insertion from the scientific iniatiation contents and activities in the pedagogical projects from the graduation course in Accounting Science from the city of São Paulo as a way to stimulate the development of the pupils critical thinking. It is about a descriptive research marked out by a qualitative approach. The ways to accomplish the inquiry conjugated both parts: the bibliographical and the field research. So a bibliographic research was ingaged which comprised from the first documents issued by the regulating agencies up to the literary works, turning to the critical thinking and the scientific initiation topics. Regarding the critical thinking subject an investigation was taken for the judged approaches which characterize the critical thinking as well as a dispensed treatment by the educational regulating agencies in order to develop the pupils professional competences in Accounting Science graduation. Due to the lack of identified Brazilian references which exercise specifically about the critical thinking, and which also approaches to the thinking in a generalized way, a more significant contribuition from the North American referencials was obtained, specially by Robert H. Ennis, Richard W. Paul and Matthew Lipman. Concerning the subject the contents and activities of scientific initiation, the conceptual approaching focused the investigation of a treatment given by the educational regulating agencies, and the characterization of the subjects which comprise the scientific initiation. From the result of the field research it was reported a: significant incentive in the participants perception from the IES for the accounting science pupils in order to participate in activities of science initiation; the CCW - Conclusion Course Works would continue being offered in the pedagogical projects; the critical thinking is perceived as an expected professional ability from the accountant in an efficient performance for the market; there is a stimulation to the professional and academic ability generated by the scientific literacy propitiated by the contents and activities of the scientific initiation. Finally, it was concluded that the contents and activities of the scientific initiation inserted in the pedagogical project for the graduation course in Accounting Science for higher education institutions from the city of São Paulo could stimulate the development for critical thinking of the students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.department-por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResearcheng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectContabilidade - Pesquisapor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA influência dos conteúdos e atividades de iniciação científica para o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico em Ciências Contábeis : pesquisa com coordenadores de curso na cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcio_Barros_Souza.pdf506.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.