FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/665
Tipo: Dissertação
Título: Percepções sobre o uso das mídias digitais como recurso pedagógico de professores que atuam em cursos de Ciências Contábeis oferecidos na modalidade a distância
Autor(es): Camargo, Alessandra Silva Santana
Primeiro Orientador: Slomski, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: Mota, Ronaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Anísio Cândido
Resumo: Modos diferentes de conceber o conhecimento fortalecem discussões sobre mudanças curriculares, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e inovações pedagógicas. As mídias digitais ganham destaque nesse contexto e, desse modo, novas questões colocam-se ao debate pedagógico na universidade. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as percepções sobre o uso das mídias digitais como recurso pedagógico de docentes que atuam em cursos de Ciências Contábeis oferecidos na modalidade a distância por duas instituições de Ensino Superior - IES - brasileiras, procurando identificar avanços e dificuldades que podem impactar o desempenho docente diante dos desafios e exigências quanto ao uso das tecnologias na educação superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa, onde dados foram coletados por meio de questionário online e analisados por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Foi possível constatar que a prática de ensino é a principal fonte de aprendizagem da docência segundo 58 questionados. Quanto à finalidade maior do acesso à internet destacam-se afirmações tais como a “busca de conhecimento” e “fazer pesquisa” com 63 respostas (75%). Esta finalidade do uso da internet apresenta-se como fundamental na prática dos docentes, pois 71 questionados afirmam utilizá-la para “fazer pesquisas”; “preparar aulas”, 67 respostas e “distribuir material via e-mail”, 65 respostas. Destacam-se com médias mais baixas os itens “apresentação de aulas”,51 respostas (61%), e “desenvolver fóruns, listas de discussão e chats com os alunos” com 42 respostas, (50%). Já quanto ao uso das mídias na prática pedagógica tem-se que 78% dos docentes possuem nível suficiente quanto ao uso de fóruns, listas de discussões, chats, blogs, etc., seguido de 82% que afirmam utilizar-se das redes sociais e 66% dos docentes que dizem “criar, editar e utilizar vídeos nas suas aulas”. Isso evidencia que os docentes possuem um bom nível de conhecimento do uso das mídias digitais interativas, pois 95% dos docentes afirmam se utilizar de ambientes virtuais em suas aulas. No que se refere à percepção sobre o domínio do conhecimento quanto ao uso de mídias digitais como recurso pedagógico tem-se que acima de 70% dos docentes afirmam possuir Domínio Total ou quase total em relação a: 1. Utilizar AVA, e outros espaços virtuais; 2. Utilizar mídias digitais como fóruns, listas de discussões etc.; 3. Usar as redes sociais para criar espaços de interação e a comunicação com alunos. Em relação a outras mídias, aproximadamente 40%, afirmam possuir Domínio Suficiente quanto a atitudes como: 1. Criar situações de aprendizagem com o uso das ferramentas interativas; 2. Criar espaços para que o aluno realize pesquisas. Conclui-se, assim, que os docentes utilizam as mídias digitais mais como instrumentos didáticos do que como recursos pedagógicos. Em muitos dos casos, os docentes julgam possuir ainda um domínio insuficiente do uso das mídias digitais na educação superior. Estas limitações podem ser superadas, na percepção dos docentes, mediante processos formativos em que as mídias digitais sejam entendidas para além do uso instrumental, mas como potencializadoras da expressão e produção cultural.
Abstract: Different ways of conceiving knowledge strengthen discussions on curriculum changes, active methods of teaching and learning and pedagogical innovations. Digital media are highlighted in this context and, thus, new questions arise to the pedagogical debate at the university. This research aimed to know and analyze the perceptions about the use of digital media as an educational resource for teachers who work in accounting courses offered in distance mode for two Higher Education Institutions - IES - Brazil, seeking to identify achievements and difficulties that may impact the performance of teachers facing the challenges and requirements regarding the use of technology in higher education. To this end, an exploratory research with a quantitative approach, in which data were collected through an online questionnaire and analyzed using descriptive statistics and content analysis was performed. It was found that the teaching practice is the main source of learning teaching 58 seconds questioned. As for the higher purpose of the internet stand out statements such as "seeking knowledge" and "doing research" with 63 responses (75%). The purpose of using the internet is presented as essential in the practice of teachers as 71 respondents claim to use it to "do research"; "Prepare lessons", 67 responses and "distributing materials via e-mail", 65 responses (77%). Stand out with lower average items "presentation classes", 51 responses (61%), and "develop forums, mailing lists and chats with students" with 42 responses (50%). As for the use of media in teaching practice has been that 78% of teachers have sufficient regarding the use of forums, mailing lists, chats, blogs, etc., followed by 82% who say they used social networks and 66% of teachers who say "create, edit and use videos in their classrooms." This shows that teachers have a good level of knowledge of the use of interactive digital media, as 95% of teachers say they use virtual environments in their classes. With regard to the perception of the field of knowledge on the use of digital media as an educational resource it has to be above 70% of teachers claim to have Total Domain or almost total in relation to: 1. Use AVA, and other virtual spaces ; 2. Using digital media as forums, mailing lists etc .; 3. Use social networks to create spaces of interaction and communication with students. For other media, approximately 40% claim to have Domain Enough about attitudes as: 1. Create learning situations with the use of interactive tools; 2. Create spaces for the student to carry out research. We conclude, therefore, that teachers use digital media more as teaching tools than as teaching resources. In many cases, teachers judge still has an insufficient mastery of the use of digital media in higher education. These limitations can be overcome, in the perception of teachers through training processes in which digital media are understood beyond the instrumental use, but as potentiating the expression and cultural production.
Palavras-chave: Distance education. Digital media. accounting Sciences
Ensino a distância. Mídia digital. Ciências contábeis
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Ciências Contábeis
Citação: Camargo, A. S. S. Percepções sobre o uso das mídias digitais como recurso pedagógico de professores que atuam em cursos de Ciências Contábeis oferecidos na modalidade a distância. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/665
Data do documento: 8-abr-2015
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra_Silva_Santana_Camargo.pdfAlessandra Silva Santana de Camargo1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons