FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Janete de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7153281537403544por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Fazenda, Ivani Catarina Arantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538159500171350por
dc.contributor.referee2Pontes, Cecília Carmem Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357489138452468por
dc.date.accessioned2016-01-26T21:10:41Z-
dc.date.issued2007-08-21-
dc.identifier.citationMendonça, Janete de Fátima. Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo. 2007. 158 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672-
dc.description.resumoA formação de profissionais de Ciências Contábeis no mundo globalizado traz à tona a discussão sobre a grade curricular dos cursos dessa área, a respeito da legislação que direciona tais currículos e da necessária relação com o mercado de trabalho, traduzida em seu perfil profissiográfico. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Controladoria do curso de Ciências Contábeis sobre a importância da Interdisciplinaridade na formação do Contador, já que cabe a eles contribuir para a formação de futuros profissionais, aptos ao mercado de trabalho dinâmico e exigente de competências. Para atingir esse objetivo, utilizou-se, em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, resultando dessa última a constatação de que o fenômeno da Interdisciplinaridade é mais pensado e falado que efetivamente realizado no ensino superior brasileiro de Ciências Contábeis. A segunda etapa da pesquisa consistiu de pesquisa de campo, por meio de entrevista realizada com professores de Controladoria de quatro IES - Instituições de Ensino Superior situadas no município de São Paulo. As informações obtidas confirmaram as constatações da revisão bibliográfica e chamaram a atenção para o fato de que, embora sensibilizados pela importância da Interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores e, em sua maioria, praticantes intuitivos da Interdisciplinaridade, ainda há uma distância entre o falado e pensado e o efetivamente colocado em prática pelos professores de Controladoria entrevistados.por
dc.description.abstractThe Graduating of Accounting professionals in the globalized world brings a discussion concerning the main subjects in the Accounting field, which can be perceived in its perfil profissiográfico (PPP- a type of document of the Brazilian high education). The aim of this dissertation was to identify the perception of some Accountig professors regarding the importance of interdiciplinarity for the professionals of this field, as such professors are to contribute for the future of Accounting professionals, who should be able to interact and compete in a dinamic market. Firstly, it was carried an experimental study through documentary and bibliographic research. The results disclosed that the interdisciplinarity is more a conceipt than a real application in the Brazilian Accounting universities. Secondly, it was carried a field research, through an interview with some Accounting professors in the of four universities, all of them located in São Paulo city. The results confirm the conclusions of the literature and highlight that there is still a gap between the conceipt of interdisciplinarity and its real application by the interviewed professors, even though they are aware of its importance.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInterdisciplinary approach in education. Controllership. Accounting - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento. Controladoria. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titlePesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons