Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendonça, Janete de Fátima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7153281537403544 | por |
dc.contributor.advisor1 | Peleias, Ivam Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 | por |
dc.contributor.referee1 | Fazenda, Ivani Catarina Arantes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9538159500171350 | por |
dc.contributor.referee2 | Pontes, Cecília Carmem Cunha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9357489138452468 | por |
dc.date.accessioned | 2016-01-26T21:10:41Z | - |
dc.date.issued | 2007-08-21 | - |
dc.identifier.citation | Mendonça, Janete de Fátima. Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo. 2007. 158 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/672 | - |
dc.description.resumo | A formação de profissionais de Ciências Contábeis no mundo globalizado traz à tona a discussão sobre a grade curricular dos cursos dessa área, a respeito da legislação que direciona tais currículos e da necessária relação com o mercado de trabalho, traduzida em seu perfil profissiográfico. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Controladoria do curso de Ciências Contábeis sobre a importância da Interdisciplinaridade na formação do Contador, já que cabe a eles contribuir para a formação de futuros profissionais, aptos ao mercado de trabalho dinâmico e exigente de competências. Para atingir esse objetivo, utilizou-se, em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, resultando dessa última a constatação de que o fenômeno da Interdisciplinaridade é mais pensado e falado que efetivamente realizado no ensino superior brasileiro de Ciências Contábeis. A segunda etapa da pesquisa consistiu de pesquisa de campo, por meio de entrevista realizada com professores de Controladoria de quatro IES - Instituições de Ensino Superior situadas no município de São Paulo. As informações obtidas confirmaram as constatações da revisão bibliográfica e chamaram a atenção para o fato de que, embora sensibilizados pela importância da Interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores e, em sua maioria, praticantes intuitivos da Interdisciplinaridade, ainda há uma distância entre o falado e pensado e o efetivamente colocado em prática pelos professores de Controladoria entrevistados. | por |
dc.description.abstract | The Graduating of Accounting professionals in the globalized world brings a discussion concerning the main subjects in the Accounting field, which can be perceived in its perfil profissiográfico (PPP- a type of document of the Brazilian high education). The aim of this dissertation was to identify the perception of some Accountig professors regarding the importance of interdiciplinarity for the professionals of this field, as such professors are to contribute for the future of Accounting professionals, who should be able to interact and compete in a dinamic market. Firstly, it was carried an experimental study through documentary and bibliographic research. The results disclosed that the interdisciplinarity is more a conceipt than a real application in the Brazilian Accounting universities. Secondly, it was carried a field research, through an interview with some Accounting professors in the of four universities, all of them located in São Paulo city. The results confirm the conclusions of the literature and highlight that there is still a gap between the conceipt of interdisciplinarity and its real application by the interviewed professors, even though they are aware of its importance. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | FECAP | por |
dc.publisher.department | Fundação escola de Comércio Álvares Penteado | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | FECAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências Contábeis | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Interdisciplinary approach in education. Controllership. Accounting - Study and teaching (Higher) | eng |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Controladoria. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | por |
dc.title | Pesquisa sobre a percepção da interdisciplinaridade por professores de controladoria em cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Controladoria e Contabilidade Estratégica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons