FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Lames, Edilei Rodrigues de
Primeiro Orientador: Slomski, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
metadata.dc.contributor.referee2: Peleias, Ivam Ricardo
Resumo: O presente trabalho é estimulado pelas investigações atuais sobre a formação de docentes universitários que, ao lado de estudos sobre o cotidiano escolar, constituem o conjunto de temas considerados como mobilizadores da reflexão didática e da prática de ensino superior. Saber como o professor vem utilizando seus materiais e recursos e como vêm construindo suas atividades pedagógicas têm a ver diretamente com a significação da função docente. Essa pesquisa teve como objetivo delinear o perfil do conhecimento experiencial do professor que ministra a disciplina de Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando identificar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto universitário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória - qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação e de entrevista, buscando identificar aspectos da vida profissional e da prática pedagógica do professor, sob a forma de descrição e interpretação de suas experiências vivenciadas, de seu habitus e de seus saberes procedimentais. Constatou-se que a construção do saber experiencial do professor acontece por meio do domínio de campos didáticos tais como: a) o modo como o professor apresenta a matéria aos alunos; b) o planejamento de ensino; c) a gestão da sala de aula; d) a gestão do conteúdo. Pode-se perceber que o saber docente do professor se estrutura a partir das experiências por ele vivenciadas no âmbito pessoal, acadêmico, profissional e organizacional. Seu modo de ser e de estar na docência, seu habitus professoral, tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir na prática pedagógica. Estas disposições se fazem presentes nas aulas do professor, seja em forma de um saber fazer, seja como instrumento de expectativas e/ou padrões de julgamento e de avaliação de alunos e de comportamentos. Conclui-se que o processo de construção do saber experiencial do professor não ocorre no vazio, seu desenvolvimento profissional e suas atuações pedagógicas estão inseridos em contexto real e específico, com os quais suas práticas devem estar em sintonia e para os quais devem dar respostas. Neste sentido, este trabalho contribui com dados para a criação de propostas de acompanhamento e de fomento às experiências dos professores para que possam desenvolver a criatividade e a originalidade da prática cotidiana e da geração de um habitus reflexivo indispensável para o aprimoramento dos saberes docentes.
Abstract: The present work is stimulated by current investigations about university teacher's formation that, besides daily school life studies, constitute a set of topics considered mobilizers of the didactic reflection and superior teaching practice. To know how the teacher has been using the materials and resources and how has been constructing the pedagogical activities, has to do directly with the significance of the teaching function. This research had as an objective delineate the experiential knowledge outline of the professor who teaches the discipline of Cost Management in the Account Science course offered by a Higher Education Institution in the state of Sao Paulo, trying to identify the processes which structure and give meaning to their pedagogics practices in the university context. To this end, there was an exploratory research - qualitative. Data were collected through observation and interviews in order to identify aspects of professional life and the teacher's pedagogic practice, under the form of description and interpretation of their lived experiences, their habitus and their procedural knowledge. It was verified that the construction of the teacher's experiential knowledge happens through the mastery of educational fields such as: a) the way teacher presents the material to learners, b) the planning of education, c) the management of the classroom, d) the management of content. We can notice that the teacher's teaching knowledge is structured from the experiences he lived in the personal, academic, professional and organizational. His way of being and living as a teacher, his professorial habitus tends to set the rules, or ways of acting in pedagogical practice. These rules are present in the teacher's class, whether as a know-how, or as an instrument of expectations and/or standards judging and evaluating of students and their behaviors. It is concluded that the process of building experiential knowledge of the teacher does not occur in emptiness, their professional development and their teaching performances are inserted in a real and specific context, where their practices must be in line and responding. In this sense, this work contribute with data for the creation of proposals of monitoring and promoting to the experiences of teachers so that they can develop their creativity and originality of daily practice and the generation of a reflexive habitus indispensable for the improvement of teacher's knowledge.
Palavras-chave: Professores Formação. Didática. Contabilidade - Estudo e ensino (Superior).
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Ciências Contábeis
Citação: Lames, Edilei Rodrigues de. O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis. 2011. 140 f. Dissertação( Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/679
Data do documento: 9-nov-2011
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