DSpace at My University Mestrado Ciências Contábeis
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: A institucionalização do preço de transferência gerencial nas organizações
metadata.dc.creator: SILVEIRA, Aurelino Vargas da
metadata.dc.contributor.advisor1: PARISI, Claudio
metadata.dc.contributor.referee1: RUSSO, Paschoal Tadeu
metadata.dc.contributor.referee2: SLAVOV, Tiago Nascimento Borges
metadata.dc.description.resumo: A organização em estudo está há 60 anos no Brasil e 126 no mundo. Utiliza o controle centralizado, e o preço de transferência de caminhões, ônibus e motores é realizado com o delivery value, base costs, factory price e preço final nas unidades de negócios. A busca por melhoria contínua cria um ambiente para desafiar custos e preços com o preço de transferência interno localmente. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a institucionalização do preço de transferência na organização. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso único. O modelo se baseou na Nova sociologia Institucional (New Institucional Sociology - NIS), nos conceitos de estágios de institucionalização e dimensões de Tolbert e Zucker, nas contradições institucionais de Seo e Creed (ineficiência, inadaptabilidade, incompatibilidade e desalinhamento de interesses) e no estudo de Guapo (princípios, unidades de negócios e práticas). As análises evidenciaram o sistema de preço de transferência utilizado em um estudo de caso único em uma organização relevante e de atuação global, que foi desenvolvido de forma normativa e apresentou especifidades bem particulares. Ademais, a baixa autonomia das unidades de negócios e a centralização das decisões quanto ao artefato na organização suportaram o sistema de custos e o sistema de preços, utilizado para a decisão e formação do preço de vendas na organização. Pode-se concluir que ele é utilizado de forma integrada e de acordo com as normas da matriz, apesar da adaptação local com as reuniões anuais. Os resultados apontam que eles e encontra no processo de objetificação, com tendência da fase de semi-institucionalização para a de total institucionalização. Além disso, a contradição institucional média e atividade de teorização e difusão baixas, localmente, mantiveram a legitimidade e manutenção da estrutura do preço de transferência na organização. Desta forma, a atividade de teorização e as contradições institucionais podem contribuir com o risco do artefato não conseguir se sedimentar.
Resumo: The studied company has been Brazil for 60 years, and 126 worldwide. It uses the centralized control, and the transference price of trucks, bus and engines is accomplished with the delivery value, base costs, factory price and final price of business units. The search for continuous development creates an environment to defy costs and prices with the internal transference price locally. In this context, the aim of this research was to evaluate the institutionalization of the transference price of the company. For this we used the single case study methodology. The model was based in the New Institucional Sociology – NIS, in the concepts of the institutionalization stages, in Tolbert and Zucker´s dimensions, in Seo and Creed ´s institutional contradictions (inefficience, unadaptable, incompatibility and interests mismatch), as well as in Guapo´s study (principles, business units and practices). The analyzes showed the transfer price system used in a single case study in a relevant and global organization that was developed in a normative way and presented very specific specificities. In addition, the low autonomy of the business units and the centralization of decisions regarding the artefact in the organization supported the cost system and the price system used for the decision and formation of the sales price in the organization. It can be concluded that the transference price is used in a integrated way, and according to the head office rules, in spite of the local adaptation with the annual meetings. The results show that it can be found in the objetification process, with the tendency of the semi-institutional stage to the total institutionalization one. Besides that, the medium institutional contradiction, and the theorization and low dissemination activities have kept the legitimacy and the maintenance of the artefact structure in the company. In this way, the activity of theorization and the institutional contradictions can contribute with the risk of the artefact not being able to sediment.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Preço de transferência. Novo institucionalismo (Ciências Sociais).
Management accounting. Transfer pricing. New institutionalism (Social sciences).
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Contábeis
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: FECAP
metadata.dc.publisher.initials: FECAP
metadata.dc.publisher.department: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: SILVEIRA, Aurelino Vargas da. A institucionalização do preço de transferência gerencial nas organizações. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/jspui/753
Data do documento: 31-Ago-2017
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