DSpace at My University Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/524
Tipo: Dissertação
Título: Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil
Autor(es): Fernandes, Alexandre Augusto Haick
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Côrtes, Pedro Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Parisi, Claudio
Resumo: O conhecimento sobre o tema Sistemas de Informação tem ganhado força no âmbito contábil nos últimos anos, seja devido às demandas corporativas na busca de instrumentalização para melhoria seus fluxos informativos, objetivando obter diferenciais competitivos em seus processos de tomada de decisão, ou para atender as obrigações acessórias digitais junto ao Fisco, no caso o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. As academias de Ciências Contábeis da região Norte do país envidam esforços para acompanhar essas mudanças, entendendo que seu papel é o de diminuir a lacuna existente entre conteúdos de Sistemas de Informação ensinados em sala de aula e as reais necessidades do mundo do trabalho gerando uma maior valorização do profissional de contabilidade ao mesmo tempo que lhe abrirá novas oportunidades profissionais. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo do tipo survey aplicada a 18 coordenadores e 7 professores, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 37 questões. O problema de pesquisa, foi desenvolvido no sentido de verificar as condições de ensino da disciplina Sistemas de Informação nos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis nas IES da Região Norte do Brasil, sob a perspectiva de coordenadores e professores. Os resultados obtidos foram que apesar de uma maior integração entre os professores da disciplina, e de uma aparente melhora interdisciplinaridade isso, não tem influenciado os planos de ensino e as práticas em sala de aula; a estratégia mais utilizada continua sendo a aula expositiva, porém ainda que timidamente foram apontadas outras metodologias, como: seminários, visitas técnicas, palestras de profissionais da área de SI, workshops e listas de discussões em redes sociais; quanto a infraestrutura verificou-se que apesar de se utilizarem de outras obras além de livros, a periodicidade da atualização e a quantidade do acervo é ineficiente; no caso dos laboratórios de informática é apontada pelos respondentes como parcialmente adequados, e por este motivo, sugerem melhorias relativas a atualização dos hardwares e softwares, aos espaços para lecionar, a oferta de softwares de simulação e comerciais para discentes; na questão aberta além de sugestões sobre a infraestrutura coordenadores e professores sugeriram melhorias em questões ligadas a: relação teoria, prática e mercado profissional, preparo docente, predisposição discente e metodologia de ensino e conteúdos
Abstract: The knowledge about the theme Information Systems has gained strength in accounting framework in recent years, due to large business demands in the constant pursuit of instrumentalization for improving their informational flows, aiming to obtain competitive differentials in their decision-making processes, or to meet the ancillary obligations digital beside the Taxman, in case the Public Digital Bookkeeping System. On the other hand, the academies of Sciences Accounting of Northern region of the country are making enormous efforts to keep pace with these changes, it being understood that his role is to reduce the existing gap between content Information Systems taught in the classroom and the real needs of the professional market regarding the matter, knowing that the solution to this problem will generate a greater appreciation of the professional accounting at the same time that you will open up new business opportunities. To this end, we have prepared a field research of type survey applied to 18 coordinators and 7 teachers, using as an instrument for data collection was a questionnaire with 37 questions, being the 36 first closed analyzed by statistical treatment and the last question by content analysis. The research problem, was developed in order to verify the conditions of teaching discipline Information Systems in undergraduate courses in Accounting Sciences in Higher Education institutions of the North Region of Brazil, under the perspective of coordinators and teachers of this region. The results obtained were that in spite of a greater integration between the teachers of the discipline, and an apparent improvement interdisciplinarity this, has not influenced the education plans and practices in the classroom; the strategy most often used is still the expositive classes, but still that timidly were identified other methodologies, such as: Seminars, technical visits, lectures from professionals working in the area of SI, workshops and discussion lists on social networks; as far as the infrastructure it was found that despite the use of other works that not only the books, the periodicity of the update and the quantity of the acquis communautaire is inefficient; in the case of laboratories of informatics is pointed out by the respondents as partially adequate, and for this reason, suggest improvements concerning the updating of hardware and software, to spaces to teach, the availability of simulation software and commercial for learners; in question open as well as suggestions on the infrastructure coordinators and teachers suggested improvements on issues related to the relationship: theory, practice and professional market, teacher preparation, predisposition learner and teaching methodology and content
Palavras-chave: Contabilidade - Estudo e ensino
Sistemas de recuperação da informação - Contabilidade
Mercado de trabalho - Contadores
Accounting - Study and teaching
Information storage and retrieval sistems - Accounting
Labor market - Accountants
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: FERNANDES, Alexandre Augusto Haick. Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/524
Data do documento: 30-ago-2013
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alexandre_Augusto_Haick_Fernandes.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.