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Tipo do documento: Dissertação
Título: Remuneração do executivo vinculada a objetivos de longo prazo e a geração de valor ao acionista
Autor: Nascimento, Ana Cristina Russo
Primeiro orientador: Silveira, Alexandre Di Miceli da
Primeiro membro da banca: Silva, Fabiana Lopes da
Segundo membro da banca: Chan, Betty Lilian
Resumo: A questão do alinhamento de interesse entre acionistas e executivos, denominada problemas do agente-principal, tem sido um desafio para empresas e estudiosos. Dentre seus diversos aspectos e ferramentas administrativas, criados com o propósito de mitigar esses problemas, está a remuneração do executivo que pode ser instrumento de incentivo, quando paga de modo variável atrelada a finalidades que estabeleçam desafios para agregar valor às empresas e, assim, maior retorno aos acionistas. Nesse contexto, há afirmações de que os modelos de remuneração que determinam metas de longo prazo são mais adequados, uma vez que possibilitam aferir resultados concretos para as organizações. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a relação entre a presença de remuneração variável atrelada a metas de longo prazo e o desempenho empresarial, bem como o comportamento do referido desempenho financeiro por setor de atividade. Foram analisadas 155 empresas de capital aberto no ano de 2010, cujas informações foram extraídas dos Formulários de Referências (FR). Os indicadores empregados foram Valor da Empresa, LAJIDA e Retorno Total ao Acionista (RTA), construídos com dados fornecidos pelo sistema Economática, para o período de 2010 a 2013. A significância das variáveis foi testada recorrendo ao método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), e as estimativas realizadas mostraram significância estatística do impacto do tipo de remuneração sobre o desempenho financeiro da amostra apenas para o indicador Valor da Empresa, cujos resultados sugeriram que o objetivo de longo prazo vinculado à remuneração pode influenciar positivamente o desempenho da empresa.
Abstract: It has been a challenge for companies and scholars the issue of alignment of interest between owners and executives, called agency problems. Among its various views and administrative tools, created with the purpose of mitigating these problems the salary of the executive which can be a tool of encouragement when it is compensated in a variable way linked to purposes which set challenges to add value to the companies and thus a higher return to stockholders. There are claims in this context that the remuneration models which determine long-term goals are more appropriate, once they enable measure tangible results for organizations. Thereforeaim of this study was to investigate the relationship between the presence of variable remuneration linked to long-term goals and business performance as well as the behavior of that financial performance by business sector. One hundred fifty-fivepublicly traded companies were analyzed in 2010, which information has been extracted from References Forms (FR). The indicators used were Enterprise Value, EBITDA and Total Return to Shareholders (TRS), constructed with data provided by the Economática System, for the period from 2010 to 2013. The significance of variables was tested using the method of Ordinary Least Squares (OLS), and the figure which was carried out showed statistical significance the impact on the type of remuneration on the financial performance of the sample only for the indicator Enterprise Value, the results suggested that the long-term goal linked to the remuneration can positively influence the company's performance.
Palavras-chave: Executivos – Salários. Remuneração extra-salariais. Acionistas. Política salarial.
Executives - Salaries, etc. Employee fringe benefits. Stockholders. Wage policy
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: FECAP
Sigla da instituição: FECAP
Departamento: Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Programa: Mestrado em Administração de empresa
Citação: Nascimento, Ana Cristina Russo. Remuneração do executivo vinculada a objetivos de longo prazo e a geração de valor ao acionista. 2015.122 f. Tese( Mestrado em Administração de empresa) - FECAP, São Paulo, 2015 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/666
Data de defesa: 4-Ago-2015
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