Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/690
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de concluintes sobre competências empreendedoras adquiridas nos cursos de ciências contábeis oferecidos por universidades federais do estado da Paraíba
Autor: TEIXEIRA, Vânia Vilma Nunes 
Primeiro orientador: SLMOSKI, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: SLOMSKI, Valmor
Segundo membro da banca: PEREIRA, Anisio Candido
Resumo: A competência profissional vai além de certificações e diplomas, é necessário que habilidades e competências sejam desenvolvidas no decorrer da vida do indivíduo de modo que propiciem o sucesso na profissão. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as percepções de concluintes sobre competências empreendedoras adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido pelas universidades federais do Estado da Paraíba, procurando identificar capacidades e limitações que podem determinar suas atuações diante das exigências e desafios da profissão contábil na contemporaneidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa, obtendo-se os dados por meio de questionário aplicado in loco composto por questões estruturadas e ¿livres¿. Os resultados evidenciam que 76,1% dos alunos investigados trabalham e destes apenas 14,7% possui experiência na função gerencial. Constataram-se características empreendedoras nas percepções dos alunos, das quais destacam-se como as mais desenvolvidas Capacidade de Aprendizagem com 198 (90,8%), Comprometimento e Determinação com 189 (86,7%), seguido de Persistência com 187 (85,8%) dos alunos investigados. Como competências empreendedoras menos desenvolvidas identificaram-se: Risco com 81 (37,1%), seguido de Liderança com 70 (32,1%) e de Persuasão com 65 (29,8%). Identificou-se que a competência Comprometimento e Determinação foi também citada pelos alunos como a de maior domínio com 45 (20,6%) e como as mais requeridas no exercício de suas funções foram citadas as competências: Planejamento com 44 (20,2%), seguida de Resolução de Problemas com 23 (10,6%) e de Comprometimento e Determinação com 22 (10,1%). Constatou-se que as disciplinas que mais contribuíram para o desenvolvimento das competências empreendedoras foram Contabilidade gerencial com 34 (15,6%), seguida de Contabilidade básica com 26 (11,9%) e de Introdução à Administração com 26 (11,9%) dos pesquisados. Conclui-se que existe um alinhamento entre o que os cursos oferecem e o que o exercício da profissão contábil exige, destacando-se as capacidades de Comprometimento, Determinação, Relacionamento e Aprendizagem, embora tenha-se evidenciado a existência de limitações quanto a Riscos, Liderança e Persuasão, características estas que podem estar atreladas à atuação predominante dos alunos que não atuam na área gerencial.
Abstract: Professional proficiency goes beyond certificates and diplomas, it demands skills and competencies to be developed during the life of the professional in order to get success in the profession. This research aimed to know and analyze the perceptions of graduates on entrepreneurial skills acquired in Accounting School offered by Federal Public Universities in Paraiba State, Brazil, trying to identify capabilities and limitations able to determine their performances before the demands and challenges of the accounting profession nowadays. To reach this goal, we carried out a quantitative exploratory research, obtaining data through questionnaire made up of both structured and ¿free¿ questions. The results show that 76.1% of surveyed students both study as work and of these only 14.7% have experience in managerial function. Entrepreneurial characteristics were found in the perceptions of students, of which stand out as the most developed ones: learning capacity (198 students - 90.8%), Commitment and Determination (189 students ¿ 86.7%) and Persistence (187 students - 85, 8%). As less developed entrepreneurial skills were identified: Risk with (81 students ¿ 37.1%), Leadership (70 students - 32.1%) and Persuasion (65 students - 29.8%). It was also identified that the competence Commitment and Determination was mentioned by students as the most domainate (45 ¿ 20.6%). As the most required in the performance of their duties skills were cited: Planning (44 - 20.2% ), Troubleshooting (23 - 10.6%) and Commitment and Determination of 22 (10.1%). It was found that the disciplines that contributed most to the development of entrepreneurial skills were managerial accounting (34 - 15.6%), followed by Basic Accounting with (26 - 11.9%) and Introduction to Management (26 - 11.9 %) of respondents. We conclude that there is an alignment between what courses offer and what the accounting profession requires, highlighting the capabilities of Commitment, Determination, Relationship and Learning. It also became evident that there are limitations in the capabilities related to Risk, Leadership and Persuasion, these are the characteristics that may be linked to the prevailing performance of students who do not work in the management area.
Palavras-chave: Ciências contábeis. Percepção. Educação financeira.
Accounting Sciences. Perception. Financial literacy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: FECAP
Sigla da instituição: FECAP
Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Programa: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: TEIXEIRA, Vânia Vilma Nunes. Percepções de concluintes sobre competências empreendedoras adquiridas nos cursos de ciências contábeis oferecidos por universidades federais do estado da Paraíba. 2015. 114 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/690
Data de defesa: 28-Fev-2015
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vânia_Vilma_Nunes_Teixeira.pdf1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons