FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, José Francisco-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1PONTES, Cecilia Carmen Cunha-
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-12T17:58:33Z-
dc.date.available2025-08-05-
dc.date.available2025-09-12T17:58:33Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1210-
dc.description.resumoResumo: O objetivo deste estudo é analisar os fatores de riscos de intensidades alta, baixa e média, no planejamento e desenvolvimento das soluções de projetos de prestação de serviços de outsourcing na área de Tecnologia da Informação. Selecionamos para este estudo uma empresa multinacional, líder do mercado de informática. O outsourcing se caracteriza pela terceirização de serviços de Tecnologia da Informação. Uma empresa decide utilizar esse tipo de terceirização no seu planejamento estratégico, buscando contratar empresas especializadas que possam desenvolver, implementar e manter atualizada a tecnologia necessária para apoiar as empresas no desenvolvimento de bens e serviços com qualidade e diferencial competitivo. As empresas que prestam serviços de outosurcing estão preocupadas com o desenvolvimento das soluções apresentadas para seus clientes. Considerando a complexidade e os prazos desses contratos que são de longa duração, podendo ir de três a dez anos, há a necessidade dessas empresas identificarem as incertezas que poderão ocasionar falhas durante a execução dos projetos, frustrando os clientes quanto as suas expectativas, e conseqüentemente a insatisfação com o serviço prestado. Os projetos de outsourcing, pela sua complexidade e volume de informações, geram incertezas durante o planejamento e desenvolvimento da solução. Essas incertezas se transformam em riscos e podem causar a prestação de serviços com baixa qualidade e prejuízos financeiros, tanto para o cliente quanto para o prestador do serviço. O método utilizado para esse trabalho foi o estudo de caso, tendo como fonte bancos de dados da empresa, onde buscou-se as informações necessárias aos estudos. As informações fontes são oriundas das avaliações que a empresa realiza, ainda na fase de planejamento e desenvolvimento do projeto, através da utilização de um questionário de avaliação de riscos contendo perguntas fechadas, como apoio para identificar e classificar as incertezas e que poderão produzir fatores de riscos, com intensidade baixa, média ou alta. Utilizamos em nosso estudo três conceitos básicos de análise: a Qualidade em Serviços, a Gerência de Projetos e a Gerência de Riscos. Ao desenvolvermos este estudo, concluímos que a qualidade em serviços utilizada sob um sistema gerencial de projetos e riscos, proporciona uma visão antecipada das incertezas e riscos no desenvolvimento de uma solução de projeto de prestação de serviços de outsourcing em Teconologia da Informação. O estudo analisa os riscos encontrados nos projetos e nos mostra qual o grau de qualidade que a empresa consegue em seus projetos de prestação desses serviços.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the risk factors of high, low, and medium intensities in the planning and development of outsourcing service project solutions in the field of Information Technology. We selected a multinational company, a leader in the computer market, for this study. Outsourcing is characterized by the outsourcing of Information Technology services. A company decides to use this type of outsourcing in its strategic planning, seeking to hire specialized companies that can develop, implement, and keep up-to-date the necessary technology to support companies in the development of goods and services with quality and competitive differentiation. The companies that provide outsourcing services are concerned with the development of the solutions presented to their clients. Considering the complexity and the long duration of these contracts, which can range from three to ten years, there is a need for these companies to identify the uncertainties that may cause failures during the execution of the projects, frustrating clients regarding their expectations, and consequently leading to dissatisfaction with the service provided. Outsourcing projects, due to their complexity and volume of information, generate uncertainties during the planning and development of the solution. These uncertainties turn into risks and can lead to the provision of low-quality services and financial losses, both for the client and the service provider. The method used for this work was the case study, using the company's databases as the source, where the necessary information for the studies was sought. The source information comes from the evaluations conducted by the company, still in the planning and development phase of the project, thru the use of a risk assessment questionnaire containing closed-ended questions, as support to identify and classify uncertainties that may produce risk factors, with low, medium, or high intensity. In our study, we used three basic analysis concepts: Service Quality, Project Management, and Risk Management. In developing this study, we concluded that the quality in services used under a project and risk management system provides an early view of uncertainties and risks in the development of an outsourcing service provision project solution in Information Technology. The study analyzes the risks found in the projects and shows us the degree of quality that the company achieves in its service delivery projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesNUNES, José Francisco. Fatores de riscos no planejamento e desenvolvimento de projetos de prestação de serviços de Outsourcing: estudo de caso de uma empresa do setor tecnologia da informação. 2002. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. Disponível em: https://pergamum.fecap.br/pergamumweb/downloadArquivo?vinculo=TFlGNTNaR1kyOWtSVzF3Y21WellUMHhNVEltWVdObGNuWnZQVE0yT1RNMEpuTmxjVkJoY21GbmNtRm1iejB4Sm5ObGNWTmxZMkZ2UFRnbWEyRnlaR1Y0UFU0bWJHOWpZV3hCY25GMWFYWnZQVU5QVFZCQlVsUkpURWhCVFVWT1ZFOG1ibTl0WlVOaGJXbHVhRzg5TURBd01EVTBMekF3TURBMU5EQmtMbkJrWmc9PUVPTTBRVVI=&nomeExtensao=.pdf. Acesso em: 14 maio 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleFatores de riscos no planejamento e desenvolvimento de projetos de prestação de serviços de Outsourcin: estudo de caso de uma empresa do setor tecnologia da informaçãogpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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