FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGIORDANI, José Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774552631115881pt_BR
dc.contributor.advisor1NAKAMURA, Wilson Toshiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1327686935533816pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-03T18:36:46Z-
dc.date.available2025-03-03-
dc.date.available2025-10-03T18:36:46Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1214-
dc.description.resumoResumo: Os objetivos desse estudo podem ser divididos em dois componentes: em um plano mais geral pretendeu-se refletir sobre a importância crescente da comunicação do desempenho empresarial para o meio externo como um processo vital e estratégico para as empresas atuais, face às necessidades de informação de seus diferentes públicos. Em um plano mais específico pretendeu­ se identificar e classificar as informações sobre os negócios empresariais, presentes nos Relatórios da Administração das sociedades por ações e a partir deste levantamento, procurou-se discutir os resultados encontrados à luz das teorias de finanças, sobretudo no que concerne à Teoria de Agência, ou seja sua importância como fonte de evidenciação da performance dos negócios empresariais. Para conseguir atingir este intento foi aplicada à este tipo de documento, uma metodologia de pesquisa, denominada Análise de Conteúdo. Procurou-se adaptar e aplicar esta metodologia de análise da informação escrita num nível exploratório, e verificar suas possibilidades de contribuição à leitura e interpretação, neste tipo de comunicação empresarial. Os resultados da pesquisa dos relatórios das empresas analisadas indicaram a existência de várias deficiências quanto ao conteúdo considerado adequado para este espaço de comunicação da empresa com seus acionistas e com os seus diversos públicos. Mesmo assim a análise qualitativa do conteúdo permitiu estabelecer algumas diferenças importantes de grau quanto ao posicionamento individual atingido em termos da adequação dos documentos por elas gerados, quanto ao grau de relevância e evidenciação adicional proporcionados por eles. Por conseguinte, este posicionamento reflete o quanto as informações neles contidas contribuíram (ou não) para minimizar o conflito de assimetria informacional entre agente e principal, por meio do monitoramento proporcionado por este tipo de documento. A utilização e resultados obtidos com a análise de conteúdo nesta pesquisa indicou ser esta metodologia uma ferramenta bastante promissora em estudos na área de Finanças e Administração de Empresas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objectives of this study can be divided into two components: on a more general level, it was intended to reflect on the growing importance of communicating business performance to the external environment as a vital and strategic process for today's companies, given the needs of information from its different audiences. On a more specific level, it was intended to identify and classify the information on corporate business, present in the Management Reports of joint-stock companies and from this survey, an attempt was made to discuss the results found in the light of finance theories, especially with regard to to Agency Theory, that is, its importance as a source of evidence of business performance. To achieve this goal, a research methodology called Content Analysis was applied to this type of document. We tried to adapt and apply this methodology of analysis of written information at an exploratory level, and to verify its possibilities of contribution to reading and interpretation, in this type of business communication. The results of the survey of the analyzed companies' reports indicated the existence of several deficiencies in terms of the content considered adequate for this communication space between the company and its shareholders and its various publics. Even so, the qualitative analysis of the content made it possible to establish some important differences in degree regarding the individual position reached in terms of the adequacy of the documents generated by them, regarding the degree of relevance and additional disclosure provided by them. Therefore, this position reflects how much the information contained therein contributed (or not) to minimize the conflict of informational asymmetry between agent and principal, through the monitoring provided by this type of document. The use and results obtained with the content analysis in this research indicated that this methodology is a very promising tool in studies in the area of Finance and Business Administration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesGIORDANI, José Roberto. O relatório da administração nas sociedades por ações, como instrumento de comunicação empresarial: uma abordagem qualitativa. 2003. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003. Disponível em: https://pergamum.fecap.br/pergamumweb/vinculos/000052/00005207.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelatórios de Sociedades comerciaispt_BR
dc.subjectCompany reportspt_BR
dc.subjectComunição Administrativapt_BR
dc.subjectBusiness communicationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleO relatório da administração nas sociedades por ações, como instrumento de comunicação empresarial: uma abordagem qualitativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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