FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGAVIOLLI, Lino Sidney-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714625194557871pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBIERI, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041377800166678pt_BR
dc.contributor.referee1RAMUSKI, Carmen Lídia-
dc.contributor.referee2SILVA, Dirceu da-
dc.date.accessioned2025-10-03T22:48:02Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T22:48:02Z-
dc.date.issued2005-07-15-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1221-
dc.description.resumoResumo: O objetivo deste estudo exploratório é apresentar um modelo de estratificação de produtos com base em critérios que considerem aspectos operacionais, mercadológicos e financeiros. A partir da visão de logística são observados o gerenciamento dos estoques e definidos os critérios para estratificação. A linha raciocínio que permeia o desenvolvimento do trabalho observa a dificuldade de gestão de centenas de itens com características específicas para se obter alto nível de serviço ao mercado e rentabilidade para os negócios da empresa, simultaneamente. A combinação dos diferentes critérios resulta numa proposta de modelo de estratificação de produtos, capaz de auxiliar a tomada de decisões empresariais neste sentido. A gestão de produtos gera distorções nos resultados, por não considerar critérios de estratificação de forma combinada, não permitindo desta maneira, observar informações importantes, expostas quando da aplicação do modelo de estratificação. A análise dos produtos estratificados gera oportunidades de elaborar um elenco de medidas no sentido de formular políticas de estoques e vendas e melhorar a rentabilidade dos negócios. A pesquisa está direcionada para produtos acabados do segmento eletro-eletrônico, comercializados diretamente ao consumidor final e também de forma indireta, via distribuidores e revendas. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada como base uma Unidade de Negócios de uma empresa multinacional, atuante no setor elétrico, com sede na capital de São Paulo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this exploratory study is to present a product stratification model based on criteria that consider operational, marketing and financial aspects. From the logistics point of view, stock management is observed and criteria for stratification are defined. The reasoning that permeates the development of the work observes the difficulty of managing hundreds of items with specific characteristics to obtain a high level of service to the market and profitability for the company's business, simultaneously. The combination of different criteria results in a proposal for a product stratification model, capable of helping business decision-making in this regard. Product management generates distortions in the results, as it does not consider stratification criteria in a combined way, not allowing, in this way, to observe important information, exposed when applying the stratification model. The analysis of stratified products generates opportunities to develop a list of measures in order to formulate inventory and sales policies and improve business profitability. The research is aimed at finished products in the electro-electronics segment, sold directly to the final consumer and also indirectly, via distributors and resellers. For the development of the research, a Business Unit of a multinational company, active in the electricity sector, based in the capital of São Paulo, was adopted as a base.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesGAVIOLLI, Lino Sidney. Estratificação de produtos seriados com base em múltiplos critérios, numa indústria do ramo eletro-eletrônico. 2005. 145 g. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005. Disponível em: https://pergamum.fecap.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f7e.pdf.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogistica Empresarialpt_BR
dc.subjectBusiness logisticspt_BR
dc.subjectControle de Estoquept_BR
dc.subjectStock controlpt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleEstratificação de produtos seriados com base em múltiplos critérios, numa indústria do ramo eletro-eletrônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lino Sidney Gaviolli.pdf12.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.