FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCÔRTES, Pedro Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806369390396060pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Dirceu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-18T16:52:51Z-
dc.date.available2025-10-18-
dc.date.available2025-10-18T16:52:51Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttps://tede.fecap.br/handle/123456789/1246-
dc.description.resumoResumo: Com o início do acesso comercial a Internet no Brasil, em meados dos anos 90, diversas empresas passaram a oferecer esse serviço, construindo um segmento que em pouco tempo seria palco de uma intensa concorrência. No princípio, a busca por um maior número de assinantes gerou uma disputa com base na redução de preços, provocando uma descapitalização do setor e forçando o encerramento de atividades de diversos pequenos provedores. Paralelamente à disputa com base no preço, com a atuação de grandes grupos de mídia no serviço de acesso surge a competição quanto à oferta de conteúdo e serviços adicionais. Com isso, a tendência de concentração do setor acentuou-se ainda mais devido a maior necessidade de investimentos e infraestrutura. Tendo em vista que a Internet gera um grande tráfego telefônico, recentemente as concessionárias de telefonia passaram a estabelecer acordos operacionais ou outras formas de participação junto aos provedores, gerando novas formas de competição. Buscando levantar elementos que possibilitem um melhor entendimento das forças que dirigem a concorrência, este trabalho utilizou o estudo de caso do provedor iG como forma de estabelecer uma análise estrutural sobre o segmento de acesso no país. Dessa forma, é efetuado um corte histórico desde o final dos anos 80 (através da análise das empresas que atuariam posteriormente como os primeiros provedores comerciais no Brasil) até 2001 (quando acordos grandes provedores já haviam celebrado acordos com empresas de telefonia e telecomunicação).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the beginning of commercial access to the Internet in Brazil, in the mid-90s, several companies began to offer this service, building a segment that would soon be the scene of intense competition. Initially, the search for a greater number of subscribers generated a dispute based on price reductions, causing a decapitalization of the sector and forcing the closure of activities of several small providers. Parallel to the dispute based on price, with the presence of large media groups in the access service, competition arises regarding the offer of content and additional services. As a result, the trend towards concentration in the sector became even more accentuated due to the greater need for investment and infrastructure. Given that the Internet generates a large amount of telephone traffic, telephone concessionaires have recently started to establish operational agreements or other forms of participation with providers, generating new forms of competition. Seeking to gather elements that enable a better understanding of the forces that drive competition, this work used the case study of the iG provider as a way of establishing a structural analysis of the access segment in the country. In this way, a historical cut is made from the end of the 80s (through the analysis of companies that would later act as the first commercial providers in Brazil) until 2001 (when large providers had already signed agreements with telephone and telecommunications companies).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesCÔRTES, Pedro Luiz. Estratégias competitivas na internet: estudo de caso de provedores de acesso. 2001. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProvedores de serviços da internet - planejamento estrategicopt_BR
dc.subjectInternet service providers - Strategic planningpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCase studiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleEstratégias competitivas na internet: estudo de caso de provedores de acessopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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