FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPERAZZA, Rui Alexandre-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1PONTES, Cecilia Carmen Cunha-
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Helena Palma de-
dc.contributor.referee2NAKAMURA, Wilson Toshiro-
dc.date.accessioned2025-10-23T17:30:07Z-
dc.date.available2025-10-23-
dc.date.available2025-10-23T17:30:07Z-
dc.date.issued2003-03-28-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1252-
dc.description.resumoFrente às inovações tecnológicas, que infligem a adoção de novos sistemas de comunicação, bem como em decorrência da elevação da demanda educacional motivada pelo aumento populacional e pela necessidade das empresas manterem-se constantemente atualizadas, uma nova modalidade de educação vem sendo amplamente discutida e adotada: a Educação a Distância (EAD). Uma discussão subjacente à adoção dessa nova metodologia de ensino-aprendizagem reside na avaliação de sua eficiência e eficácia, por meio de indicadores de qualidade a serem observados pelos seus fornecedores. Neste trabalho, além de apresentarmos a conceituação, tipologia e evolução histórica da EAD e as características peculiares da mecânica de uma instituição que atue com essa nova forma de ensinar, procuramos testar se as duas instituições representativas da realidade atual do Brasil vêm observando os indicadores de qualidade amplamente debatidos e apresentados pelo MEC e pela organização americana sem fins políticos ou de lucros, The Institute for Higer Education Policy. Realizamos o estudo de duas instituições selecionadas que ofertam cursos de aperfeiçoamento profissional. Uma das instituições tem objetivos estritamente educacionais e procura obter credenciamento junto ao Ministério da Educação para a oferta de cursos de graduação a distância. A outra instituição atua na área de recursos humanos, tendo como mais uma de suas unidades de negócios a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional.pt_BR
dc.description.abstractAs a direct result of the recent technological advances which demand continuous development of new communication systems, together with the growing demand for education, resulting from the increase in population as well as from the companies need for continuous updates; a new educational methodology, Distance Learning Education (OLE) has been thoroughly discussed and adopted. An underlying discussion remains on the efficient and effective evaluation system based on quality indicators to be observed by the new methodology suppliers. This study consists in presenting the concept and historical evolution of OLE. as well as the characteristics which are peculiar to the institutions that specialize in this new teaching method. Whether the two institutions representative of the Brazilian reality meet the quality indicators largely debated and presented by MEC and The Institute for Higher Education Policy was also an object of this study. Two institutions were studied. One of the institutions has strict educational purposes and has been trying to meet the Ministry of Education requirements to establish its credentials for DLE graduation courses. The other institution operates in the Human Resources area and has as one of its segment Professional Improvement Courses. The method used for developing this study consisted of interviews and observation of a case. Coordinators of two programs and professors of five different courses in Administrative area were interviewed, three from the formal education system and two from the already quoted Human Resources Company. As result, the studies showed that methodology used by both institutions does not meet the quality requirements and appeared for the insufficient quality of almost all categories of indicators. Both institutions have main focus on productivity and immediate economical benefits, being the teaching-learning efficiency and effectiveness considered as of secondary importance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesPERAZZA, Rui Alexandre. Indicadores de qualidade para avaliação de cursos de EAD em nível de aperfeiçoamento profissional. 2003. 210 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distância - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDistance education- Valuationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade para avaliação de cursos de EAD em nível de aperfeiçoamento profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rui Alexandre Perazza.pdf14.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.