Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.fecap.br/handle/123456789/1277Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | PORTO JUNIOR, Eduardo de Souza | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6804273134111441 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | GOMES, Jésus de Lisboa | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3528255078888728 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de | - |
| dc.contributor.referee2 | ZAMPOLO, Almir | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T15:58:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-26 | - |
| dc.date.available | 2025-11-26T15:58:33Z | - |
| dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://tede.fecap.br/handle/123456789/1277 | - |
| dc.description.resumo | A liderança é um tema estudado em diferentes áreas das ciências sociais e dos negócios que ganhou destaque pela sua capacidade de atuar em ambientes incertos e de conduzir estrategicamente empresas em mudanças. Com as evoluções dos modelos de trabalho e as diferentes formas de interação e gestão de equipes por meios virtuais, surgem novos desafios na liderança de equipes a distância: surge, assim, o e-líder que, com o auxílio de ferramentas de tecnologia de informação, encontra novas dinâmicas de interação social que demandam diferentes habilidades para obter êxito virtualmente. O presente estudo adotou a combinação de duas metodologias: (a) qualitativa, com natureza exploratória e descritiva a partir da experiência dos entrevistados para identificar as diferenças e os desafios da e-liderança e (b) quantitativa, para classificar os atributos necessários para alcançar resultados eficazes em ambientes virtuais. No método quantitativo, a análise relacional grey (GRA) foi aplicada para definir o grau de importância dos atributos e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e um formulário eletrônico. Os resultados indicaram que, em ambientes virtuais, as habilidades humanas passam a ter maior relevância para obter resultados expressivos e, além disso, habilidades como ‘Pensamento estratégico’, ‘Liderar pelo exemplo/ser inspirador’, ‘Boa comunicação’, ‘Senso de urgência’ e ‘Capacitar e desenvolver pessoas’ complementam o conjunto de habilidades para uma e-liderança eficaz. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Leadership is a subject studied in different areas of the social and business sciences which has gained prominence for its ability to act in uncertain environments and strategically guide companies through changes. With the evolution of work models and the different ways of managing teams with virtual resources, new challenges arise in the leadership of teams at a distance: in this context, the e-leader appears as someone who, with the help of information technology tools, finds new dynamics of social interaction that demand different skills to be successful virtually. The study selected a combination of two methodologies: (a) qualitative, with an exploratory and descriptive nature, based on the experience of the interviewees to identify the differences and challenges of e-leadership and (b) quantitative, to classify the necessary attributes to achieve effective results in virtual environments. In the quantitative method, Gray Relational Analysis (GRA) was applied to define the level of importance of the attributes and the data was collected through semi-structured interviews and an electronic form. The results indicated that, in virtual environments, human skills become more relevant to obtain expressive results and, in addition, skills such as ‘Strategic thinking’, ‘To lead by example/to be inspiring’, ‘Good communication’, ‘Sense of urgency’ and ‘To empower and to develop people’ complement the skills set for effective e-leadership. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado | pt_BR |
| dc.publisher.department | Centro Universitário Álvares Penteado | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | FECAP | pt_BR |
| dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
| dc.relation.references | PORTO JUNIOR, Eduardo de Souza. Os atributos da E-liderança e as habilidades necessárias para liderar equipes digitais em organizações ligadas as setor financeiro brasileiro. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Liderança | pt_BR |
| dc.subject | Teletrabalho – Liderança | pt_BR |
| dc.subject | Mercado financeiro – Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Leadership | pt_BR |
| dc.subject | Telecommuting - Leadership | pt_BR |
| dc.subject | Money market - Brazil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | pt_BR |
| dc.title | Os atributos da E-liderança e as habilidades necessárias para liderar equipes digitais em organizações ligadas as setor financeiro brasileiro | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Administração de Empresas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EDUARDO DE SOUZA PORTO JUNIOR.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
