FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Fabio Benedito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0499547239426992pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBERO, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663pt_BR
dc.contributor.referee1KRAKAUER, Patrícia Viveiros de Castro-
dc.contributor.referee2LUGOBONI, Leonardo Fabris-
dc.date.accessioned2025-02-27T13:53:09Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.available2025-02-27T13:53:09Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1157-
dc.description.resumoO estudo apresenta uma proposta de pesquisa focada no desenvolvimento do produto "Empreendedorismo Técnico Interativo (ETI)", que visa solucionar a lacuna na formação empreendedora de estudantes de educação técnica. O objetivo principal é investigar como o conhecimento adquirido em instituições de ensino e os perfis socioeconômicos dos estudantes influenciam o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora. A metodologia adotada é descritiva, combinando técnicas qualitativas e quantitativas através de uma pesquisa para coletar dados sobre a disposição ao risco, a importância dos contatos sociais, e outras habilidades e atitudes empreendedoras. Os resultados indicam que a introdução de conteúdos curriculares interativos e ferramentas de desenvolvimento de negócios, como parte do ETI, contribui significativamente para o estímulo ao empreendedorismo entre os alunos. Este achado contradiz as teorias anteriores que sugerem uma baixa eficácia dos métodos tradicionais de ensino em fomentar a mentalidade empreendedora. Além disso, verifica-se que a integração de tecnologias avançadas, como realidade virtual e inteligência artificial, na educação técnica, proporciona uma experiência de aprendizado mais imersiva e eficaz, revelando novas relações entre o uso de tecnologia educacional e o desenvolvimento de competências empreendedoras. As conclusões destacam a eficácia do ETI em moldar uma nova geração de empreendedores técnicos, equipados com as habilidades necessárias para inovar e prosperar em um ambiente de negócios competitivo. O estudo reforça a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e a necessidade de alinhar o ensino técnico com as demandas do mercado de trabalho contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThe study presents a research proposal focused on the development of the "Interactive Technical Entrepreneurship (ETI)" product, which aims to address the gap in entrepreneurial training for technical education students. The main objective is to investigate how the knowledge acquired in educational institutions and the socioeconomic profiles of students influence the development of an entrepreneurial mindset. The adopted methodology is descriptive, combining qualitative and quantitative techniques through a survey to collect data on risk disposition, the importance of social contacts, and other entrepreneurial skills and attitudes. The results indicate that the introduction of interactive curricular content and business development tools, as part of the ETI, significantly contributes to stimulating entrepreneurship among students. This finding contradicts previous theories that suggest a low efficacy of traditional teaching methods in fostering an entrepreneurial mindset. Furthermore, it is found that the integration of advanced technologies, such as virtual reality and artificial intelligence, in technical education, provides a more immersive and effective learning experience, revealing new relationships between the use of educational technology and the development of entrepreneurial skills. The conclusions highlight the effectiveness of the ETI in shaping a new generation of technical entrepreneurs, equipped with the necessary skills to innovate and thrive in a competitive business environment. The study reinforces the importance of innovative pedagogical approaches and the need to align technical education with the demands of the contemporary job market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesFERREIRA, Fabio Benedito. Empoderando a próxima geração de empreendedores: proposta de criação de um produto tecnológico para promoção do empreendedorismo no ensino técnico . 2024. 58 f Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo – Educação básicapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo – Educação básica – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Basic educationpt_BR
dc.subjectEducation, Technicalpt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Basic education - Social aspectspt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleEmpoderando a próxima geração de empreendedores: proposta de criação de um produto tecnológico para promoção do empreendedorismo no ensino técnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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