FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAFFONSO, Gustavo Foglia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814699639828291pt_BR
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686pt_BR
dc.contributor.referee1SEIBERT, Rosane Maria-
dc.contributor.referee2WEFFORT, Elionor Farah Jreige-
dc.date.accessioned2025-02-27T15:25:06Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.available2025-02-27T15:25:06Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1158-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a lacuna entre a exigência legal de divulgação de informações pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) no Brasil e a prática dessas instituições em relação ao disclosure e a legitimidade. O problema central está em identificar quais informações obrigatórias e voluntárias são divulgadas pelas ICES, de acordo com a teoria da legitimidade. O objetivo principal do estudo é analisar as informações reguladas e voluntárias que as ICES divulgam em seus documentos, buscando entender como essas informações contribuem para legitimar a atuação dessas instituições. A metodologia utilizada na pesquisa é descritiva e qualitativa, com base na análise de conteúdo de relatórios obrigatórios, como as demonstrações financeiras, o relatório de atividades e o relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de outros documentos voluntários que foram publicados pelas ICES em seus sites. A amostra foi composta por instituições que disponibilizam esses relatórios obrigatórios, com foco em entender o grau de evidência das informações divulgadas e o atendimento às exigências da legislação vigente. Os resultados mostram que algumas ICES divulgam informações de maneira parcial, enquanto outras atendem completamente às exigências legais. A pesquisa também identifica que as instituições analisadas apresentam um nível de divulgação alto, principalmente para indicadores com uma nota maior de importância para os stakeholders. Conclui-se que há um desalinhamento entre as exigências regulatórias e as práticas de disclosure das ICES, e que um maior esforço é necessário para que as instituições possam alinhar suas publicações às expectativas dos stakeholders e à legislação. Tal alinhamento contribuiria para o aumento da legitimidade das ICES perante a sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe research addresses the gap between the legal requirement for information disclosure by Community Higher Education Institutions (ICES) in Brazil and the actual practice of these institutions regarding disclosure and legitimacy. The central problem is to identify which mandatory and voluntary information is disclosed by ICES, according to legitimacy theory. The main objective of the study is to analyze the regulated and voluntary information that ICES disclose in their documents, seeking to understand how this information contributes to legitimizing these institutions. The methodology used in the research is descriptive and qualitative, based on content analysis of mandatory reports, such as financial statements, the activity report, and the Self-Assessment Committee (CPA) report, as well as other voluntary documents published by ICES on their websites. The sample consisted of institutions that make these obrigatory reports available, focusing on understanding the level of evidence of the disclosed information and compliance with the legal requirements. The results show that some ICES disclose information partially, while others fully comply with legal requirements. The research also identifies that those analised institutions presente a higher level of disclosure, principally for the higher grade indicadors for the stakeholders. It is concluded that there is a misalignment between regulatory requirements and ICES disclosure practices, and greater effort is needed for institutions to align their publications with stakeholder expectations and legislation. Such alignment would contribute to increasing the legitimacy of ICES in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesAFFONSO, Gustavo Foglia. Legitimidade no disclosure em instituições comunitárias de ensino superior no Brasil. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação de informação contábilpt_BR
dc.subjectEnsino superiornull Legislação - Brasilpt_BR
dc.subjectBalanço (Contabilidade) - Relatóriospt_BR
dc.subjectDisclosure in accountingpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectReporting - Financial statementspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleLegitimidade no disclosure em instituições comunitárias de ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO FOGLIA AFFONSO - FINAL.pdf582.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.