FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERRANTI, Victor Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870837347899476pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVEIRA , Alexandre Di Miceli da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4773608871754250pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Manoel Raimundo Santana-
dc.contributor.referee2BARAKAT, Simone Ruchdi-
dc.date.accessioned2025-03-10T15:30:15Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T15:30:15Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1160-
dc.description.resumoA cidadania corporativa pode ser definida como a possibilidade estratégica de atuação legítima e voluntária das empresas em relação aos seus públicos internos e externos. Também está relacionada ao seu papel capacitador, no sentido de fazer com que o indivíduo perceba em sua dimensão prática, a possibilidade de vivência dos valores de uma organização. Nesta pesquisa, analisou-se como a cidadania corporativa se insere nas ações da empresa Termomecânica e da Fundação Salvador Arena, ambas criadas por seu fundador o engenheiro Salvador Arena. Para tanto, realizou-se um estudo de caso apoiado em dados primários e secundários que nos possibilitou entender a identidade dessas empresas pautada em princípios éticos desde a sua fundação. O que se percebeu pelo presente estudo, é que ambas as empresas cruzam suas histórias em um ponto que as torna pioneiras, ou seja, a capacidade de aliar à sua governança a estratégia da cidadania corporativa desde a sua fundação e de ser um modelo brasileiro nesse aspecto.pt_BR
dc.description.abstractCorporate citizenship can be defined as the strategic possibility of legitimate and voluntary action by companies in relation to their internal and external publics. It is also related to its enabling role, in the sense of making the individual realize in its practical dimension, the possibility of living the values of an organization. In this research, we analyze how corporate citizenship is inserted in the actions of Termomecânica company and Salvador Arena Foundation, both created by its founder, the engineer Salvador Arena. To do so, we carried out a case study supported by primary and secondary data that allowed us to understand the identity of these companies based on ethical principles since their foundation. What we have perceived through the present study is that both companies' histories cross in a point that makes them pioneers, in Other words, the capacity to ally to their governance the corporate citizenship strategy since their foundation and to be a Brazilian model in that aspect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesFERRANTI, Victor Roberto. Cidadania corporativa da Fundação Salvador Arena e Termomecânica em São Bernardo do Campo. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleCidadania corporativa da Fundação Salvador Arena e Termomecânica em São Bernardo do Campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor Roberto Ferranti.pdf740.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.