Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1164
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de disciplinas ligadas às teorias da administração nos cursos superiores de administração de empresas no município de São Paulo |
Autor(es): | TAKEI, Álvaro Toshio |
Primeiro Orientador: | MOREIRA, Daniel Augusto |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo principal o estudo do conteúdo programático de disciplinas ligadas às Teorias da Administração, ministradas nas Instituições de Ensino Superior de Administração de Empresas no município de São Paulo. Isto levou à análise dos outros componentes dos programas de disciplina, ou seja, título, carga horária, periodicidade dos cursos, ementas, objetivos, estratégias de ensino, formas de avaliação e bibliografia. Visando a compreensão geral do contexto foi estudada a evolução do ensino superior brasileiro, com destaque para os cursos de Administração de Empresas. A pesquisa central foi elaborada por meio do exame de dezoito planos de disciplina, relativos a instituições de ensino superior em Administração da cidade de São Paulo. Neste exame observou-se, basicamente, algumas omissões de itens importantes dos programas, falta de padronização, alguns casos de desatualização do conteúdo programático, excesso de itens de conteúdo e confusão na elaboração de ementas. Dessa forma, este trabalho pode ser útil como instrumento que pode dar início a reflexões, por parte de professores e coordenadores de curso, no afà de caminhar em direção a um ensino superior apto às exigências da legislação educacional vigente, bem como aos reclamos da sociedade. |
Abstract: | The target of this research is to study the programme of disciplines related to the Business Administration Theories, taught at business schools in Sao Paulo. he studies led to the analysis of other elements of the discipline programmes, i.e., titles, courses length, ementas, objectives, learning strategies, and bibliography. Targeting to broaden the scope of this subject it was studied the Brazilian superior education system focusing Business Administration courses. The main research was elaborated through the examination of eighteen disciplines plans, from business administration schools in Sao Paulo. It was observed a lack of important programmes items as well as an excess of items in some cases, different patterns, outdating, and confusion in elaborating ementas. This research can be a tool to be used by teachers, professors and coordinators to reflect on how to fit superior learning with the actual educational system legislation and the expectation of society. |
Palavras-chave: | Business administration Administração de empresas Student and teaching Teoria da administração |
CNPq: | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Centro Universitário Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1164 |
Data do documento: | 2002 |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Álvaro Toshio Takei- AC- 31832.pdf | 9.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.