FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, André Barauna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194483126452431pt_BR
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686pt_BR
dc.contributor.referee1ACCORSI, André-
dc.contributor.referee2SILVA JR., Daphnis Theodoro-
dc.date.accessioned2025-03-18T17:28:39Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T17:28:39Z-
dc.date.issued2007-10-24-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1166-
dc.description.resumoA Contabilidade é usada para a mensuração dos resultados e como subsídio ao processo decisório nas organizações, possuindo forte integração com as Finanças. Essa integração requer que os conteúdos de Finanças sejam considerados e abordados ao longo processo de formação dos futuros contadores, pois além das implicações de natureza econômica e patrimonial, há implicações financeiras nas decisões tomadas pelos gestores nas organizações. Em função do exposto, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar a percepção de coordenadores e professores sobre a oferta dos conteúdos de Finanças em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo, e as condições de oferta desses conteúdos nos cursos analisados. Para atingir os objetivos propostos, foram usadas de forma combinada técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. A pesquisa de campo foi feita com um questionário, composto de duas partes, dirigido a 32 coordenadores e professores de cursos de Ciências Contábeis em onze instituições de ensino superior. Buscou-se identificar e analisar a aderência e as condições de oferta dos conteúdos de Finanças oferecidos nesses cursos, e avaliar a percepção dos sujeitos pesquisados em relação à importância desses conteúdos na formação dos futuros contadores. Foram usados, no tratamento dos dados, o Chi-Quadrado, a Análise Exploratória e a Estatística Descritiva. Os resultados obtidos permitiram identificar as condições de oferta e captar a percepção dos coordenadores e professores sobre os conteúdos de Finanças. Por fim, verificou-se que os conteúdos poderiam ser mais bem trabalhados, com mais disciplinas, aumento de carga horária e uso de conteúdos internacionais, pela melhor elaboração e uso dos programas de ensino e pela prática da interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.abstractAccounting is used to measure results and to support decision-making in organizations, and is strongly integrated with Finance. This integration requires that Finance content be considered and addressed throughout the training process of future accountants, since in addition to the economic and patrimonial implications, there are financial implications in the decisions made by managers in organizations. Based on the above, the main objective of this research was to verify the perception of coordinators and teachers about the provision of Finance content in Accounting courses in the city of São Paulo, and the conditions under which this content is provided in the courses analyzed. In order to achieve the proposed objectives, bibliographic, documentary and exploratory research techniques were used in a combined manner. The field research was conducted using a two-part questionnaire addressed to 32 coordinators and professors of Accounting courses in eleven higher education institutions. The aim was to identify and analyze the adherence and conditions of provision of the Finance content offered in these courses, and to assess the perception of the subjects surveyed regarding the importance of this content in the training of future accountants. The Chi-Square, Exploratory Analysis and Descriptive Statistics were used in the data processing. The results obtained allowed us to identify the conditions of provision and capture the perception of the coordinators and professors regarding the Finance content. Finally, it was found that the content could be better developed, with more disciplines, increased workload and use of international content, through better preparation and use of teaching programs and through the practice of interdisciplinarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesVIEIRA, André Baraúna. Pesquisa da percepção de professores e coordenadores sobre a oferta de conteúdos de finanças em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectProfessores de universidadept_BR
dc.subjectUniversity teacherspt_BR
dc.subjectAccountancypt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectFinancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titlePesquisa da percepção de professores e coordenadores sobre a oferta de conteúdos de finanças em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Barauna Vieira AC - 45324.pdf7.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.