FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Tipo: Dissertação
Título: Explicitação das perdas na ocorrência do evento de reembolsos aéreos: um estudo de caso
Autor(es): OLIVEIRA, André Gomes de
Primeiro Orientador: PEREIRA, Anísio Candido
Primeiro membro da banca: BENEDICTO, Gideon Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva
Resumo: Resumo: Este trabalho está focado na prestação de serviços, no segmento do transporte aéreo de passageiros, mais precisamente na atividade desenvolvida por empresa que opera na intermediação da venda de passagens aéreas, que no jargão do transporte aéreo de passageiros é denominada de empresa consolidadora. Através da prestação de serviços, representada pela intermediação na venda de passagens de diversas companhias aéreas, é que a empresa consolidadora obtém a sua receita. Assim, em que pese todo o esforço desenvolvido pela empresa consolidadora, no atendimento com qualidade aos seus diversos clientes, verifica-se neste trabalho que todo esse esforço e dedicação, são invalidados quando o passageiro em potencial, por quaisquer motivos deixa de embarcar. Neste caso, simplesmente as companhias aéreas glosam (estornam) a comissão de agenciamento auferida pela empresa consolidadora, e se inicía todo um processo que resultará na devolução ao passageiro, do valor pago pelo bilhete, evento este que é chamado de reembolso aéreo. Embora o trabalho aborde alguns tópicos tais como aspectos contábeis no segmento de transporte aéreo de passageiros, conceito de prestação de serviços, e o próprio potencial econômico deste segmento de mercado, a tônica do mesmo é mensurar os efeitos negativos que são absorvidos pela empresa consolidadora, quando há a figura do reembolso aéreo, oferecendo ao final sugestões que visam minimizar o impacto negativo do reembolso aéreo.
Abstract: Abstract: This work is focused on the provision of services in the passenger air transport segment, more precisely on the activity developed by a company that operates in the intermediation of the sale of air tickets, which in the jargon of passenger air transport is called a consolidating company. Through the provision of services, represented by the intermediation in the sale of tickets for several airlines, the consolidator company obtains its revenue. Thus, despite all the effort made by the consolidating company, in providing quality service to its various customers, it is verified in this work that all this effort and dedication are invalidated when the potential passenger, for whatever reasons, fails to board. In this case, the airlines simply cancel (refund) the agency commission earned by the consolidating company, and a whole process begins that will result in the return to the passenger of the amount paid for the ticket, an event that is called air reimbursement. Although the work addresses some topics such as accounting aspects in the passenger air transport segment, the concept of service provision, and the economic potential of this market segment, the keynote is to measure the negative effects that are absorbed by the consolidating company, when there is the figure of air reimbursement, offering at the end suggestions that aim to minimize the negative impact of air reimbursement.
Palavras-chave: Viagens aéreas
Air travel
CNPq: CNPQ::CONTROLADORIA E CONTABILIDADE ESTRATÉGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1167
Data do documento: 22-abr-2002
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