FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA JUNIOR, Antônio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4931682073806841pt_BR
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Welington-
dc.contributor.referee2WEFFORT, Elionor Farah Jreige-
dc.date.accessioned2025-03-19T22:35:38Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T22:35:38Z-
dc.date.issued2004-08-24-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1171-
dc.description.resumoResumo: O objetivo desta dissertação é analisar, de forma crítica, as percepções dos estudantes não contadores, em relação ao estudo da Contabilidade nos cursos de ensino superior, além disso, pretende-se identificar a possível existência de fatores ou preconceitos que prejudiquem o êxito do processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer, que este tema é atual, possuidor de poucas bibliografias, de considerável relevância e onde há muito a se estudar, dentro deste conceito executou-se uma pesquisa exploratória, com o intuito de agregar valor ao assunto e descritiva coletando-se as impressões junto a população alvo da pesquisa, estudantes dos cursos de graduação em Administração de Empresas. Direito e Economia de três instituições de Ensino da cidade de São Paulo no segundo semestre de 2003, complementando aplicou-se também uma pesquisa de campo e bibliográfica. Estudando-se o preconceito foi possível entender que ele é formado por idéias pré-concebidas que são introjetadas no indivíduo durante seu processo de socialização, e que estão presentes no inconsciente coletivo do grupo ao qual o indivíduo pertence. Dentro desse fenômeno aparece a figura dos estigmas, que são marcas que apontam as diferenças. Analisando este cenário pode-se afirmar que pré-concepções como: a contabilidade é difícil, a contabilidade é chata, o docente de contabilidade é metódico, o docente de contabilidade fala difícil, são estigmas da Contabilidade, originados de idéias preconceituosas, que na maioria das vezes não são reflexo de experiências pessoais e sim assumidas, pura e simplesmente, como verdades. Em relação ao processo ensino-aprendizagem, verificou-se que ele é o reflexo de uma série de fatores, entre eles pode-se destacar como mais relevantes o esforço despendido pela Instituição de Ensino, pelo professor e pelo aluno. Assim, conclui-se que, se o aluno possui algum preconceito em relação ao conteúdo ou a disciplina, ele provavelmente não estará disposto a aprender, fato que inviabilizará a obtenção do êxito no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a barreira do preconceito, em relação as disciplinas de conteúdo contábil, realmente dificulta o trabalho do docente na transmissão de seus conhecimentos aos alunos não contadores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this dissertation is to analyze, in a critical way, the perceptions of non-accounting students, in relation to the study of Accounting in higher education courses, in addition, it is intended to identify the possible existence of factors or prejudices that impair success of the teaching-learning process. It can be said that this topic is current, with few bibliographies, of considerable relevance and where there is much to study, within this concept an exploratory research was carried out, in order to add value to the subject and descriptive collecting impressions with the target population of the research, students of undergraduate courses in Business Administration. Law and Economics of three teaching institutions in the city of São Paulo in the second half of 2003, complementing it with a field and bibliographic research. By studying prejudice, it was possible to understand that it is formed by preconceived ideas that are introjected in the individual during his socialization process, and that are present in the collective unconscious of the group to which the individual belongs. Within this phenomenon appears the figure of stigmas, which are marks that point out differences. Analyzing this scenario, it can be said that preconceptions such as: accounting is difficult, accounting is boring, accounting professors are methodical, accounting professors speak difficult, are accounting stigmas, originated from prejudiced ideas, which in most cases sometimes they are not a reflection of personal experiences, but assumed, purely and simply, as truths. In relation to the teaching-learning process, it was verified that it is the reflection of a series of factors, among them the effort spent by the Teaching Institution, the teacher and the student can be highlighted as the most relevant. Thus, it is concluded that, if the student has any prejudice in relation to the content or the discipline, he will probably not be willing to learn, a fact that will make it impossible to achieve success in the teaching-learning process. Therefore, the barrier of prejudice, in relation to accounting content disciplines, really hinders the teacher's work in transmitting their knowledge to non-accounting students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesLIMA JUNIOR, Antônio de. Identificação e análise das percepções de alunos não contadores sobre o estudo da contabilidade em cursos superiores: estudo exploratório na cidade de São Paulo. 2004. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAccountancypt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectStudy and teachingpt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CONTROLADORIA E CONTABILIDADE ESTRATÉGICApt_BR
dc.titleIdentificação e análise das percepções de alunos não contadores sobre o estudo da contabilidade em cursos superiores: estudo exploratório na cidade de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antônio de Lima Junior AC - 41228.pdf14.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.