FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIRANDA, Nonato Assis de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2287483610025693pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Dirceu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-17T23:26:57Z-
dc.date.available2025-10-17-
dc.date.available2025-10-17T23:26:57Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttps://tede.fecap.br/handle/123456789/1241-
dc.description.resumoResumo: Este trabalho procura identificar os motivos de escolha de curso dos alunos do ensino superior noturno de administração das IES particulares e suas expectativas profissionais. Para tanto, utilizou-se um instrumento denominado "Inventário de Escolha de Curso e Expectativas Profissionais" - IECEP, constituído de escala tipo Likert com 56 assertivas, que buscou também traçar um perfil do aluno que freqüenta esse tipo de curso. Os resultados apontam que os alunos não sofreram grandes influências ao escolherem o curso e que tinham expectativas profissionais muito positivas a respeito da futura profissão, pois encontravam-se satisfeitos com a escolha e não admitiam a possibilidade de voltar atrás na opção feita, caso pudessem. Percebeu-se também que a maior parte deles trabalha durante o dia, exercendo algum tipo de função que tenha afinidade com a área escolhida, com a finalidade de pagar o curso e para a própria manutenção. Acredita-se que os dados remetam a um autêntico retrato da escola superior particular noturna, que muitas vezes é mal compreendida e marginalizada. Espera-se que os resultados apresentados possam servir de ponto de referência para estudos de outras realidades e que com isso seja possível traçar um perfil dos diferentes tipos de alunos que frequentam o terceiro grau à noite. O conhecimento dos motivos de escolha do curso e do perfil dos alunos de administração poderão facilitar o trabalho de decisão de professores, coordenadores, chefes de departamento e diretores de faculdades ao discutirem o que o mercado de trabalho espera desse aluno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study seeks to identify the reasons for course choice among evening business administration students at private higher education institutions and their professional expectations. To this end, an instrument called "Course Choice and Professional Expectations Inventory" was used. IECEP, consisting of a Likert-type scale with 56 statements, also sought to profile students attending this type of program. The results indicate that students were not significantly influenced when choosing their program and that they had very positive professional expectations regarding their future careers, as they were satisfied with their choice and did not consider the possibility of going back on their decision if they could. It was also noted that most of them work during the day, performing some type of job related to their chosen field, to pay for their tuition and support themselves. We believe the data paint a true picture of private nighttime higher education, which is often misunderstood and marginalized. We hope that the results presented can serve as a reference point for studies of other realities and that, with this, it will be possible to profile the different types of students who attend nighttime higher education. Understanding the reasons for choosing a course and the profile of business administration students can facilitate the decision-making process of professors, coordinators, department heads, and college deans when discussing what the job market expects from these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesMIRANDA, Nonato Assis de. A escolha do curso e as expectativas profissionais em relação ao mercado de trabalho, dos alunos do ensino superior noturno de administração de empresas em instituições particulares. 2001. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração- estudo e ensino (superior)pt_BR
dc.subjectManagement -Study and teaching (Higher)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - processo decisóriopt_BR
dc.subjectCollege students- Decision makingpt_BR
dc.subjectEstudantes universitários- Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectCollege students - Vocational guidancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleA escolha do curso e as expectativas profissionais em relação ao mercado de trabalho, dos alunos do ensino superior noturno de administração de empresas em instituições particularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nonato Assis de Miranda.pdf8.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.