FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARTOLOMEO, Ricardo DI-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4868107564946813pt_BR
dc.contributor.advisor1PAGNANI, Éolo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006230327811110pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T17:00:44Z-
dc.date.available2025-10-23-
dc.date.available2025-10-23T17:00:44Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1250-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é estudar a Avaliação Institucional como instrumento previamente estipulado para avaliação do desempenho do curso superior, sob a ótica da gestão de uma organização institucional. O objetivo deste estudo é, também, estudar a influência dos resultados da Avaliação Institucional na tomada de decisão dos gestores na IES, como instrumento para manutenção e ampliação de seu potencial competitivo na Indústria da Educação. Este trabalho foi desenvolvido em caráter de pesquisa descritiva e exploratória, de base qualitativa, fundamentada também em um estudo de caso por meio do qual observou-se todo o processo avaliativo realizado em um Centro Universitário. Os pressupostos teóricos que serviram de embasamento para ao desenvolvimento do estudo incluem, principalmente, os trabalhos de DIAS SOBRINHO (1994, 1996, 1997,1998 e 2000) e PORTER (1989 e 1999). Após a coleta e análise dos dados obtidos no estudo de caso, observou-se que o processo de Avaliação Institucional, além de promover um grande movimento reflexivo entre toda a comunidade acadêmica, se presta a fornecer relevantes elementos para decisões dos gestores desse tipo de organização. Além disso, e sobretudo se devidamente interpretado e avaliado, o processo avaliativo pode ser um instrumento para os gestores manterem sua instituição no "ranking" das Instituições de Ensino Superior, trazendo assim uma nova perspectiva para a questão de busca de qualidade em uma organização da Indústria de Educação.pt_BR
dc.description.abstractThe aim this work is to study the Institutional Evaluation Process as an instrument previously established for the Graduation Courses performance, over the view of an Institutional organization running. This work also studies influences of this Institutional Evaluation results on the decision makers at the IES, as an instrument for the maintenance and enlargement of this competitive potencial concerned to de Education Industry. This work was carried out as a describing and exxplanatory research run on qualitative basis, and also supported by case study that turned possible to observe the whole Evaluative process developed in the University Center. The theories, which are the basis for the development of this study, are among other, mainly the works of DIAS SOBRINHO (1994, 1996, 1997, 1998 e 2000) and PORTER (1989 e 1999). After collecting and analyzing the data obtained during the case study development, one noticed that the Institutional Evaluation, besides promoting a great reflexive movement among the academic community, was, and it still is, the basis for important decision taken by the runners of this kind of organization. It was also detected, mainly if it is well interpred and evaluated, that the Institutional Evaluation process can be an important tool so the runners may maintain his/her institution in the ranking of the Superior Teaching Institutions, bringing a new perspective to the question of quality searching in an organization from of the Education Industry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesDI BARTOLOMEO, Ricardo. Gestão das instituições de ensino superior: a importância da avaliação institucional na estratégia das organizações. 2002. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades- Concorrênciapt_BR
dc.subjectUniversities and colleges- Competitionpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Valuationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleGestão das instituições de ensino superior: a importância da avaliação institucional na estratégia das organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo di Bartolomeu.pdf6.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.