FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1224
Tipo: Dissertação
Título: Expectativas em relação ao mercado de trabalho: pesquisa com estudantes de cursos de Ciências Contábeis no município de São Paulo
Autor(es): IKEDA, Manuela Tavares Padovani
Primeiro Orientador: PELEIAS, Ivan Ricardo
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Francisco Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: SLOMSKI, Vilma Geni
Resumo: Consideradas as possíveis lacunas existentes entre a estrutura curricular e a dinâmica econômica, produtiva e social dos cursos de Ciências Contábeis no país, percebe-se a necessidade de se analisar as condições reais de conhecimento da realidade para além das tradicionais estruturas curriculares existentes. Com base nisso, esta pesquisa se propôs a verificar quais são as expectativas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis do município de São Paulo, de quatro Instituições de Ensino Superior dentre as dez melhores conforme ENADE 2006, que cursam o último ano da faculdade. O objetivo principal foi verificar se esses alunos avaliam positivamente a formação profissional que recebem das IES e o que o mercado de trabalho tem exigido. Para isso, foi aplicado um questionário a 200 estudantes do 7º e 8º semestres que se encontravam atuando no mercado de trabalho. Este questionário foi composto de duas partes: uma para caracterizar o perfil dos respondentes, e a outra com assertivas para identificar e permitir a análise das expectativas e perspectivas desses alunos. Os dados foram analisados em uma perspectiva quantitativa, segundo o método de análise fatorial de componentes principais através do software SPSS. Os principais resultados obtidos indicaram que os alunos têm um conhecimento das áreas de atuação em que o Contador pode atuar e acreditam que as IES têm buscado atualizar suas grades curriculares face às exigências do mercado de trabalho, apesar de ainda serem necessárias mais melhorias, segundo a minoria dos entrevistados.
Abstract: Considered the possible gaps between the curriculum structure and the economic, productive and social dynamic of accounting courses in Brazil, it makes necessary to examine their understanding of reality beyond the traditional structures. On that basis, this research is proposed to verify what is expected from students in the last year of accounting courses in the city of Sao Paulo, specifically from four institutions of higher education among the ten best of ENADE 2006. The main objective was to determine whether these students positively evaluate their accounting courses and what skills the labor market is requiring. For this, a questionnaire was distributed to 200 students of the 7th and 8th semesters of accounting courses, which were already active in the labor market. The questionnaire was composed of two elements: one to characterize the profile of the respondents, and the other with assertions to identify and enable the analysis of expectations and perspectives of these students. The main results indicated that students have knowledge of the areas in which the accountants can work and believe that the institutions of higher education are seeking to update their curriculum bars face the demands of the labor market but it still needs further improvement, according to the minority of respondents.
Palavras-chave: Contadores
Auditors
Mercado de trabalho
Labor market
CNPq: CNPQ:: CIÊNCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1224
Data do documento: 10-dez-2008
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manuela Tavares Padovani Ikeda.pdf9.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.